X

Direito

Pessoas com autismo ganham assentos prioritários em ônibus de Praia Grande

Adesivos informando sobre a ação começaram a ser instalados nesta terça-feira (7)

Da Reportagem

Publicado em 07/06/2022 às 16:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pessoas com autismo ganham assentos prioritários em ônibus de Praia Grande / Foto: Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande começa a incluir o símbolo mundial da conscientização  sobre o Transtorno do Espectro Autista (um laço com estampa de  quebra-cabeça) nos assentos preferenciais dos ônibus das linhas  municipais, nesta terça-feira (7). Com a ação, fica sinalizado a estas  pessoas o mesmo direito já garantido a idosos, gestantes e passageiros  com criança de colo, com mobilidade reduzida e deficiência. A ação já  está em vigor em todos os veículos das 14 linhas de ônibus da Cidade e  segue normativas federais, estaduais e municipais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Gratuidade
Além disso, as pessoas com autismo têm o direito à  gratuidade no transporte público de Praia Grande, garantido pela lei  municipal 4154/2006. Para obter o direito, é preciso que o interessado  apresente os seguintes documentos na Secretaria de Transportes  (Setransp):

* Laudo médico original (obtido no Centro de Especialidades Médicas,  Ambulatoriais e Social – Cemas; ou no Centro Especializado em  Reabilitação – CER; Centro de Nefrologia – Nefro-PG; ou no Serviço de  Assistência Especializada – SAE; Centro de Referência de Atendimento à  Tuberculose e Hanseníase – CRATH; ou no Centro de Atenção Psicossocial  – CAPS).

* Cópia do documento pessoal – RG e CPF.

* E cópia de um comprovante de residência em Praia Grande recente.

A entrada no pedido do direto deve ser feita de segunda a sexta-feira,  das 8h30 às 17 horas, na sede da Setransp (Avenida do Trabalhador, 2,  Bairro Sítio do Campo – Terminal Rodoviário Tude Bastos). A confecção  do cartão de identificação demora cerca de uma semana para ficar  disponível e não é preciso levar foto 3x4 (a foto é tirada  digitalmente na Setransp).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

Cotidiano

Caminhão perde controle e trava Rodovia Anchieta

Após a retirada do caminhão, o tráfego voltou a sua normalidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter