Direito

Pessoas com autismo ganham assentos prioritários em ônibus de Praia Grande

Adesivos informando sobre a ação começaram a ser instalados nesta terça-feira (7)

Da Reportagem

Publicado em 07/06/2022 às 16:02

Compartilhe:

Pessoas com autismo ganham assentos prioritários em ônibus de Praia Grande / Foto: Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande começa a incluir o símbolo mundial da conscientização  sobre o Transtorno do Espectro Autista (um laço com estampa de  quebra-cabeça) nos assentos preferenciais dos ônibus das linhas  municipais, nesta terça-feira (7). Com a ação, fica sinalizado a estas  pessoas o mesmo direito já garantido a idosos, gestantes e passageiros  com criança de colo, com mobilidade reduzida e deficiência. A ação já  está em vigor em todos os veículos das 14 linhas de ônibus da Cidade e  segue normativas federais, estaduais e municipais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Gratuidade
Além disso, as pessoas com autismo têm o direito à  gratuidade no transporte público de Praia Grande, garantido pela lei  municipal 4154/2006. Para obter o direito, é preciso que o interessado  apresente os seguintes documentos na Secretaria de Transportes  (Setransp):

* Laudo médico original (obtido no Centro de Especialidades Médicas,  Ambulatoriais e Social – Cemas; ou no Centro Especializado em  Reabilitação – CER; Centro de Nefrologia – Nefro-PG; ou no Serviço de  Assistência Especializada – SAE; Centro de Referência de Atendimento à  Tuberculose e Hanseníase – CRATH; ou no Centro de Atenção Psicossocial  – CAPS).

* Cópia do documento pessoal – RG e CPF.

* E cópia de um comprovante de residência em Praia Grande recente.

A entrada no pedido do direto deve ser feita de segunda a sexta-feira,  das 8h30 às 17 horas, na sede da Setransp (Avenida do Trabalhador, 2,  Bairro Sítio do Campo – Terminal Rodoviário Tude Bastos). A confecção  do cartão de identificação demora cerca de uma semana para ficar  disponível e não é preciso levar foto 3x4 (a foto é tirada  digitalmente na Setransp).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Feijoada pé na areia com música ao vivo no litoral de SP

Além da tradicional feijoada, o Boteco Burgman Praia Grande oferece um cardápio variado

Diário Mais

Parque aquático vira ponto turístico amaldiçoado após 20 anos de abandono

Construído em 2004, parque aquático foi fechado dois anos depois e virou cenário de filme apocalíptico procurado por turistas aventureiros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter