X
Direito

Pessoas com autismo ganham assentos prioritários em ônibus de Praia Grande

Adesivos informando sobre a ação começaram a ser instalados nesta terça-feira (7)

Pessoas com autismo ganham assentos prioritários em ônibus de Praia Grande / Foto: Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande começa a incluir o símbolo mundial da conscientização  sobre o Transtorno do Espectro Autista (um laço com estampa de  quebra-cabeça) nos assentos preferenciais dos ônibus das linhas  municipais, nesta terça-feira (7). Com a ação, fica sinalizado a estas  pessoas o mesmo direito já garantido a idosos, gestantes e passageiros  com criança de colo, com mobilidade reduzida e deficiência. A ação já  está em vigor em todos os veículos das 14 linhas de ônibus da Cidade e  segue normativas federais, estaduais e municipais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Gratuidade
Além disso, as pessoas com autismo têm o direito à  gratuidade no transporte público de Praia Grande, garantido pela lei  municipal 4154/2006. Para obter o direito, é preciso que o interessado  apresente os seguintes documentos na Secretaria de Transportes  (Setransp):

* Laudo médico original (obtido no Centro de Especialidades Médicas,  Ambulatoriais e Social – Cemas; ou no Centro Especializado em  Reabilitação – CER; Centro de Nefrologia – Nefro-PG; ou no Serviço de  Assistência Especializada – SAE; Centro de Referência de Atendimento à  Tuberculose e Hanseníase – CRATH; ou no Centro de Atenção Psicossocial  – CAPS).

* Cópia do documento pessoal – RG e CPF.

* E cópia de um comprovante de residência em Praia Grande recente.

A entrada no pedido do direto deve ser feita de segunda a sexta-feira,  das 8h30 às 17 horas, na sede da Setransp (Avenida do Trabalhador, 2,  Bairro Sítio do Campo – Terminal Rodoviário Tude Bastos). A confecção  do cartão de identificação demora cerca de uma semana para ficar  disponível e não é preciso levar foto 3x4 (a foto é tirada  digitalmente na Setransp).

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Política

Bolsonaro nega almoço com Guilherme de Pádua e pede respeito a Gloria Perez

Ele afirmou haver uma "exploração leviana" da morte da filha de Gloria Perez no caso

Política

STF terceiriza para TSE manifestações sobre atos pró-democracia

O ministro Alexandre de Moraes, que tomará posse como presidente do TSE na próxima terça-feira (16), também divulgou em suas redes sociais uma breve manifestação sobre o tema

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software