O novo Centro de Treinamento do Santos FC será instalado em uma área de mais de 90 mil m² / Reprodução
Continua depois da publicidade
O novo Centro de Treinamento profissional do Santos Futebol Clube, anunciado no mês passado e que será em Praia Grande, gerou questionamentos por parte dos ambientalistas devido à vegetação presente no local.
Diante de algumas dúvidas e perguntas, o Parque Estadual Xixová-Japuí publicou uma nota de esclarecimento a respeito do empreendimento, onde diz que, até o momento, não recebeu qualquer solicitação formal ou comunicação por parte dos órgãos licenciadores competentes.
Continua depois da publicidade
O Parque Estadual Xixová-Japuí, localizado nos limites do possível novo CT, ainda segundo a nota, terá que ser comunicado para que o processo de licenciamento avance, entre outras etapas legais.
"Informamos que o Parque Estadual Xixová-Japuí, até o momento, não recebeu nenhuma solicitação formal de manifestação ou comunicação por parte dos órgãos licenciadores competentes (município, CETESB ou IBAMA), conforme estabelece a Resolução CONAMA 428/2010, sobre o suposto novo Centro de Treinamento do Santos FC, que se instalaria próximo ao limite da Unidade de Conservação.
Continua depois da publicidade
A Fundação Florestal, responsável pela administração da UC, participa dos processos de licenciamento ambiental como órgão interveniente quando demandada pelos órgãos licenciadores e se manifesta com base nos instrumentos legais vigentes, incluindo o Plano de Manejo do Parque Estadual Xixová-Japuí.
Caso o projeto avance para o processo de licenciamento, será necessário cumprir todas as etapas legais, incluindo a devida comunicação à gestão da UC.
Seguimos atentos e comprometidos com a proteção do parque e manteremos a transparência com vocês."
Continua depois da publicidade
O novo Centro de Treinamento do Santos FC será instalado em uma área de mais de 90 mil m², mais do que o dobro do CT usado atualmente pelo Santos, e inclui a construção de campos, alojamento, refeitório, academia e departamento de saúde.
De acordo com o projeto, a estrutura será moderna e oferecerá conforto, tecnologia, sustentabilidade e inovação, com a promessa de que tudo será feito em harmonia com a natureza. A previsão é que, em um ano, o espaço seja inaugurado e, a partir daí, o CT Rei Pelé, atual centro de treinamento do SFC, ficará para a base e futebol feminino do clube.
O projeto prevê a construção de dois CTs. Além dos campos principais e estruturas a serem utilizadas pelo SFC, outros campos e estruturas de treinamento serão explorados pela NR Sports e pelo Grupo Peralta, com a possibilidade de intercâmbios e parcerias com universidades de fora, ou utilização para alojamentos e treinamentos de times.
Continua depois da publicidade
Denominado CT Vila Praia Grande, o empreendimento que sediará os treinamentos do time profissional do Santos Futebol Clube faz parte de uma iniciativa privada, a custo zero para o clube. O equipamento será instalado na entrada da cidade, próximo ao Litoral Plaza Shopping, com fácil acesso ao Sistema Anchieta-Imigrantes.
Junto a este projeto do novo Centro de Treinamento do Santos, o Grupo Peralta e a NR Sports anunciaram a construção da Arena PG, também em Praia Grande. Com capacidade para 25 mil pessoas, a ideia é que o clube se reveze no mando de jogos entre a Vila Belmiro e esse novo local.
Os empresários e o presidente do clube reforçaram que a construção da nova arena não muda os planos do Santos de seguir com a construção de um estádio no local onde hoje se encontra a Vila Belmiro.
Continua depois da publicidade