A Melhor Idade de Praia Grande já conta com mais um local para se reunir e praticar atividades físicas / Amauri Pinilha/PMPG
Continua depois da publicidade
A Melhor Idade de Praia Grande já conta com mais um local para se reunir e praticar atividades físicas. O Vivência Tupi, nova unidade do Programa Conviver, foi entregue e atenderá aos maiores de 50 anos. Já é possível fazer inscrições para quem quiser participar das atividades. O espaço fica na Rua Xavantes, nº 51, quase esquina com a praia.
O espaço é coordenado pela Secretaria de Promoção Social (Sepros) e vai servir como opção aos idosos que moram nos Bairros Aviação, Tupi, Tupiry e toda a região. Na unidade, os maiores de 50 anos poderão realizar diversos tipos de atividade física e ainda aproveitar os momentos livres para interagir com outros idosos, nos jogos de dama, dominó, carteado e muito mais.
O Fundo Social de Solidariedade é parceiro da Sepros nas ações voltadas à qualidade de vida da população. De acordo com a Presidente do Fundo, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, a cada equipamento inaugurado a população da Melhor Idade retribuiu com muita participação e alegria, o que mostra que o Conviver está no caminho certo. “O Programa tem melhorado a qualidade a vida de muitas pessoas. Elas nos procuram e relatam que antes ficavam em casa sozinhas. A gente sente que está fazendo algo para a Melhor Idade. Deixamos a política de assistencialismo de lado para realizar uma política de inclusão assistencial e o idoso está incluido nessa política.
Para o prefeito de Praia Grande é importante investir no programa pois a principal função do serviço é integrar as pessoas, da mesma forma como acontecia nos clubes de antigamente ou nas pequenas cidades do interior. “As famílias conversavam entre elas. Filhos e pais dialogavam, debatiam os problemas da sociedade e muitas vezes a filantropia surgia nessas conversas. Hoje, vivemos em um mundo globalizado, eletrônico e distanciado, cujas conversas não são mais pessoais. A ausência desse contato torna o ser humano mais rude”.
Inscrições – Quem tiver mais que 50 anos e quiser participar das atividades do Conviver Tupi deve procurar a unidade levando original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4. Para a realização de atividades físicas é necessária a apresentação de atestado médico.
Os futuros frequentadores podem ajudar a criar a grade de aulas, já que a direção da unidade vai realizar uma pesquisa para saber quais as atividades que os inscritos querem fazer. O Conviver Tupi também contará com o serviço de Centro Dia (Creche do Idoso), para atender aos idosos que precisam passar o dia na unidade, enquanto os parentes trabalham.
Atendimento - Quando o assunto é a Melhor Idade, Praia Grande é uma das cidades referência no atendimento. Desde 2009, entre todos os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, Praia Grande está em primeiro lugar no Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Uma das principais ações para se alcançar este feito foi a criação do Programa Conviver, há mais de 20 anos.
O Conviver Tupi é a oitava unidade do programa. As outras estão localizadas nos bairros Boqueirão, Caiçara, Ocian, Guilhermina, Antártica, Samambaia e Sítio do Campo, onde são oferecidos entretenimento e atividade física. Mais de 4 mil pessoas já passaram pelo Programa Conviver, que ainda será ampliado com a inauguração, em breve, da unidade Solemar.