Praia Grande

No mês da mulher, PG intensifica atendimento em saúde ao público feminino

Usafas reforçam oferta de exames preventivos e mamografia

Da Reportagem

Publicado em 01/03/2023 às 12:37

Comentar:

Compartilhe:

Para o atendimento, a pessoa deverá procurar a Usafa  aonde está cadastrada e levar um documento com foto, cartão SUS e  cartão do posto / Divulgação/PMPG

Durante todo o mês de março, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de  Praia Grande intensificará o atendimento ao público feminino, com a  ampliação da oferta de exames preventivos ginecológicos (Papanicolau)  nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Município, além do  encaminhamento para a realização de exames de mamografia na rede  credenciada. Essas e outras ações de promoção da saúde serão  desenvolvidas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado  no próximo dia 8.

O exame preventivo é realizado para a detecção precoce de problemas  que podem levar ao câncer de colo de útero. De acordo com o INCA  (Instituto Nacional do Câncer), o câncer uterino é o mais frequente na  população feminina, atrás apenas do câncer de mama e colorretal, e a  quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Segundo a enfermeira Camilla Rodrigues Godinho, coordenadora de Saúde  da Mulher da Sesap, todas as mulheres que têm vida sexual ativa e já  fizeram o exame há mais de um ano podem realizar o preventivo. “Mas é  importante salientar que as mulheres com faixa etária entre 25 a 64  anos devem realizar o exame de forma rotineira, pois, é nesse  intervalo de idade que os problemas relacionados ao colo do útero  podem ocorrer com maior frequência”, ressalta.

Outro exame importante de acompanhamento para as mulheres é a  mamografia. Dependendo da avaliação da equipe de saúde da família,  poderá ser recomendada a realização de mamografia para as mulheres  entre 50 e 69 anos, seguindo os critérios de indicação por faixa  etária determinados pelo INCA.

Outra ação que será intensificada nas Usafas neste período é a  organização de palestras de orientação sobre saúde da mulher,  planejamento familiar e outros temas na sala de espera das unidades.  Enquanto a paciente aguarda algum atendimento, um profissional técnico  fornecerá diversas informações sobre promoção da saúde, além de  convidar as mulheres para colher o preventivo.

Dia D – No dia 25 de março, um sábado, as 30 Usafas estarão abertas,  das 9 às 16 horas, para um “Dia D” de coleta de preventivo,  encaminhamento de mamografias, além de atendimentos individuais,  trabalhos de grupo de orientação sobre saúde da mulher, planejamento  familiar, saúde bucal. Haverá também ações referentes ao Bolsa Família  (pesagem de beneficiários) e atualização de cadastro dos usuários das  unidades de saúde.

Documentos – Para o atendimento, a pessoa deverá procurar a Usafa  aonde está cadastrada e levar um documento com foto, cartão SUS e  cartão do posto. Para a realização do preventivo na unidade, a mulher  não deve estar menstruada, não deve ter relação sexual nos dois dias  anteriores ao exame e evitar uso de cremes e duchas vaginais pelo  mesmo período.

Ceas Mulher – Além dos serviços oferecidos nas Usafas, outro  atendimento de excelência ao público feminino na Praia Grande é o  Centro de Atenção à Saúde (Ceas) da Mulher. O equipamento faz parte do  setor de Especialidades Médicas da Sesap e está localizado na Rua São  José, no Bairro Caiçara.

Um dos serviços de referência da unidade são os relacionados à mama e  ao colo de útero. As pacientes com preventivo, mamografia ou ultrassom  alterados que necessitam de um acompanhamento específico do  especialista são encaminhadas pelas Usafas a esse serviço. O Ceas  Mulher possui ginecologistas e mastologistas para avaliar os exames,  solicitar outros e fazer os encaminhamentos necessários, seja na rede  municipal ou no atendimento de maior complexidade junto ao Estado.

A unidade atende ainda gestantes de risco, realiza aconselhamento em  atenção ao planejamento familiar, encaminhamento para cirurgia de  laqueadura e vasectomia, colocação de DIU, avaliação cirúrgica  ginecológica, acompanhamento de exames e alguns tipos de biópsia.

Usafas – Confira o endereço das 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas):

1 - Usafa Aviação - Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, nº2929
2 - Usafa Boqueirão - Av. Pres. Kennedy, nº 918 Boqueirão
3 - Usafa Mirim - Av. dos Sindicatos, nº 635 – Mirim
4 - Usafa Tupi - Rua Meinacós, nº 95 – Tupi
5 - Usafa Aloha - Rua Zenji Sasaki, nº 269- Nova Mirim
6 - Usafa Anhanguera - Rua Josefa Alves de Siqueira, nº 649 – Anhanguera
7 - Usafa Antártica - Av. dos Trabalhadores 3801 – Antártica
8 - Usafa Caiçara - Rua Mathilde de Azevedo Setubal nº 630 – Caiçara
9 - Usafa Esmeralda - Rua Menotti Del Picchio, altura do n° 179
10 - Usafa Forte - Av. Rio Branco, nº 562 – Forte
11 - Usafa Guaramar - Av. dos Trabalhadores, nº 1717 – Glória
12 - Usafa Maracanã - Rua Cesar Rodrigues Reis, 850 – Maracanã
13 - Usafa Melvi - Rua João Caetano, nº 101 – Melvi
14 - Usafa Mirim II - Rua Nossa Senhora da Conceição, nº 400
15 - Usafa Ocian - Rua José Jorge, 521 – Ocian
16 - Usafa Quietude - Rua Rui Manoel Sampaio Seabra Pereira, nº 500
17 - Usafa Real - Rua das Begônias, nº 453 – Real
18 - Usafa Ribeirópolis - Rua Esmeraldo Tarquínio nº 471 – Ribeirópolis
19 - Usafa Esmeralda II - Av. Hugo de Carvalho Ramos, 1521 – Esmeralda
20 - Usafa Samambaia - Av. das Araucárias nº 181 – Samambaia
21 - Usafa Santa Marina - Rua Particular, 598 – Anhanguera
22 - Usafa São Jorge - Av. dos Trabalhadores, nº 4242 – Antártica
23 - Usafa Solemar - Av. Pres. Kennedy, nº 19726 – Solemar
24 - Usafa Sítio do Campo - Rua Maria Luiza Lavalle, nº 68 - Sítio do Campo
25 - Usafa Tupiry - Rua Idelfonso Galeano, nº 368 – Tupiry
26 - Usafa Vila Alice - Rua Renata Câmara Agondi, nº 46 – Anhanguera
27 - Usafa Vila Sônia - Rua Antônio Cândido da Silva nº 1075 - Vila Sônia
28 - Usafa Princesa - Rua Vergílio Gabriel de Siqueira. – Bairro Princesa
29 - Usafa Noêmia -Av. Pres. Kennedy, 4960 - Bairro Tupi
30 - Usafa Guilhermina-Av. Pres. Kennedy, 2100 - Bairro Guilhermina.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Centro Rebouças ganhará novas quadras de areia, em Santos

As novas quadras vêm reforçar ainda mais a superestrutura que o complexo oferece na Ponta da Praia

Guarujá

PAT de Guarujá oferece 34 vagas de emprego nesta quarta (19); confira cargos

Atendimento é realizado em Vicente de Carvalho

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter