Não é pouca coisa! PG registra queda de 600 toneladas de lixo na orla durante lockdown

Entre março e abril local contou com proibições, que refletiram na diminuição da sujeira

Comentar
Compartilhar
11 MAI 2021Por Da Reportagem14h04
Praia Grande registra queda de 600 toneladas de lixo na orla durante período de restrições de uso da praiaPraia Grande registra queda de 600 toneladas de lixo na orla durante período de restrições de uso da praiaFoto: Fred Casagrande / Prefeitura Municipal de Praia Grande

As ações mais restritivas de acesso à orla de Praia Grande durante as fases emergenciais e de transição do Plano SP trouxeram não somente resultados no combate ao contágio do novo coronavírus, mas também na conservação da limpeza na faixa de areia e calçadão da praia. Durante a manutenção realizada da orla em fevereiro de 2021, antes das etapas mais restritivas e do lockdown decretado na Baixada Santista, a Secretaria de Serviços (Sesurb) recolheu 808 toneladas e, no mês seguinte, 338; já em abril a diminuição foi ainda maior, com 207 toneladas de lixo retiradas ao longo dos 22,5 km de orla.

Segundo a Sesurb, a quantidade reduzida de lixo poderia ser ainda maior durante o período caso algumas pessoas fizessem sua parte. “Além de vegetação marítima e detritos carregados pelo vento, encontramos também itens que são descartados pelos munícipes que, mesmo com a restrição de acesso à orla durante o período, acabavam deixando materiais nas lixeiras do calçadão e nas caçambas da faixa de areia”, explicou o diretor do Departamento de Controle da Frota e Manutenção de Vias Urbanas, Rafael Henrique Rodrigues.

Durante este período, as caçambas na faixa de areia foram sendo reduzidas com o intuito de diminuir ainda mais esses descartes dos moradores, e também para que elas pudessem passar por manutenções e limpezas gerais. Os equipamentos já foram recolocados nos trechos.

Mesmo com o fechamento, a limpeza da orla continuou sendo realizada pela Sesurb, somada aos trabalhos executados diariamente também na manutenção de toda área urbana da Cidade. “A Prefeitura tem feito sua parte, trabalhando sem parar para manter a Cidade limpa. Porém toda a população precisa colaborar também, não descartando lixo e itens inservíveis em áreas públicas”, completou Rodrigues.

Atual situação - A Prefeitura publicou no dia 7 de maio decreto número 7231/2021 que dispõe sobre a atualização das medidas relacionadas à sequência da fase de transição do Plano SP. As diretrizes entraram em vigor no sábado (8) e se estenderão até o dia 23 de maio. Sobre a utilização da praia, de acordo com o novo decreto, fica permitido o acesso total ao espaço com liberação, inclusive, da utilização de cadeiras e guarda-sol, além de autorizada também a prática de atividades físicas individuais e coletivas.
O decreto completo pode ser acessado no site www.praiagrande.sp.gov.br.