Os candidatos deverão comparecer ao local onde será realizada a avaliação, pelo menos 30 minutos antes da hora marcada / Divulgação/PMPG
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Praia Grande está convocando mais 75 candidatos aprovados nas provas objetivas e avaliação física do concurso de Guarda Civil Municipal de 4ª Classe para realizarem a avaliação psicológica para uso e porte de armas de fogo. Os candidatos foram divididos em 10 turmas e as avaliações ocorrerão entre 16 e 29 de agosto.
De acordo com o edital, que pode ser conferido na íntegra no site da Prefeitura, os candidatos deverão comparecer ao local onde será realizada a avaliação (Avenida Brasil, 115, Sala 1, Jardim Casqueiro, Cubatão), pelo menos 30 (trinta) minutos antes da hora marcada, trajando calça, camiseta e/ou camisa, munidos de documento oficial de identidade com foto e no original, bem como caneta (azul ou preta) e lápis preto nº 02.
A avaliação psicológica levará em conta as características especiais que a função exige, de acordo com o Anexo V da Instrução Normativa IN PF N° 78/2014 e destina-se a verificar a capacidade do candidato para utilizar as funções psicológicas necessárias ao desempenho da função pretendida, nas condições atuais oferecidas pela Prefeitura. Essa verificação dar-se-á por meio de instrumental competente, consoante com a legislação em vigor, a fim de constatar a existência de fatores considerados imprescindíveis para o manuseio de arma de fogo atestado em laudo psicológico conclusivo emitido por psicólogo da Polícia Federal ou por esta credenciado.
O concurso público 001/2022 foi aberto no início do ano passado com a previsão de contratação de 170 novos guardas municipais, conforme plano de governo da prefeita Raquel Chini. Ao longo do andamento do concurso, entretanto, alguns candidatos desistiram ou foram desclassificados. Atualmente, o concurso está em sua última fase, com a realização do curso de formação. A formatura está prevista para acontecer no dia 28 de agosto e os novos guardas deverão estar atuando em setembro.
Os convocados para a segunda chamada que forem aprovados precisarão ainda passar pelo curso de formação para então serem integrados à corporação, já que o concurso ainda está em vigência.