Aedes aegypti é transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika / Divulgação/GovernoSP
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realizou nesta semana uma capacitação intensiva sobre arboviroses, doenças causadas pelos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya, para as equipes das Unidades de Saúde da Família (Usafas).
A atividade, organizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), teve como objetivo preparar a Atenção Primária para os próximos meses, período de calor e chuvas que historicamente aumenta a incidência de casos.
Continua depois da publicidade
Agentes de combate às endemias da Divisão de Saúde Ambiental conduziram a capacitação, destacando o trabalho de rua e as estratégias de sensibilização do público. Foram utilizadas ferramentas lúdicas e educativas, como estandes, panfletos, exemplares de ovos e larvas, teatro de fantoches e até apresentações de comédia stand up com um servidor fantasiado de mosquito.
“Foram encontros muito positivos, pois a gente pôde mostrar o trabalho dos agentes de combate às endemias, destacando quais são os principais focos de proliferação, para intensificarmos essa luta contra o Aedes Aegypti. E o fizemos de forma lúdica, trazendo o personagem fantasiado de mosquito, que é o que utilizamos nas escolas,” destacou a diretora de Saúde Ambiental, Maria Fernanda Gonçalves.
Continua depois da publicidade
O treinamento também reforçou a importância da notificação correta das suspeitas pelas Usafas, sinalizando à Saúde Ambiental onde concentrar as ações de combate.
A luta contra a dengue, Zika e chikungunya exige a participação ativa de toda a população. O principal foco da prevenção é a eliminação de criadouros do mosquito.
Além das arboviroses, a capacitação em Praia Grande também abordou o controle de outras endemias, como a Doença de Chagas, leptospirose, raiva e o controle de aracnídeos e escorpiões, conforme a diretora Maria Fernanda Gonçalves.
Continua depois da publicidade