Jornada Pedagógica mobiliza cerca de 1.550 professores a partir de terça-feira

Palestras e oficinas abordarão temas relacionados a rotina da sala de aula

Comentar
Compartilhar
26 MAR 2018Por Da Reportagem19h18
Mais uma vez, a troca de experiências entre profissionais que atuam na rede ficará em evidência com a participação dos 20 concorrentes ao Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de SucessoFoto: Divulgação/PMPG

Cerca de 1.550 professores da rede municipal de ensino se preparam para dois dias de capacitações. Nestas terça e quarta-feira (27 e 28), os docentes participam da 8ª Jornada Pedagógica organizada pela Secretaria de Educação (Seduc). Mais uma vez, a troca de experiências entre profissionais que atuam na rede ficará em evidência com a participação dos 20 concorrentes ao Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso. 

Na terça feira (27), os docentes serão encaminhados para dois pólos. Um deles será o Auditório Jornalista Roberto Marinho (Bairro Mirim), situado na Rua José Borges Neto, 50. No local, os professores serão divididos em três turmas. Das 8 às 10 horas, o primeiro grupo assistirá a palestra “Internet: vício, utilidade ou benefício? Uso de acesso fácil porém arriscado”. Nas sessões das 10h30 às 12h30 e das 14 às 16 horas, as outras duas turmas verão apresentação sobre o tema “Novas Atitudes, estratégias e ações dos educadores frente ao novo perfil dos alunos na sociedade contemporânea”.

O outro polo da terça-feira será a Colônia de Férias do Sindicato dos Comerciários, localizada na Avenida Guilhermina, 240, Bairro Guilhermina. O local receberá mais três palestras nos mesmos horários das que ocorrerão no Auditório. Na primeira sessão a apresentação contará com o tema “Desafios contemporâneos para o trabalho educacional”. Nas duas exibições seguintes o assunto abordado com os docentes será “A aprendizagem significativa e a função docente”.

Já na quarta-feira (28), os docentes que concorrem ao “Prêmio Professor - Práticas Pedagógicas de Sucesso” ministram oficinas para compartilhar experiências que deram resultados significativos em sala de aula. Ao todo, serão feitas 20 oficinas referente às ações desenvolvidas ao longo do ano passado. O polo para o segundo dia de atividades será a EM Carlos Roberto Dias, situada na Rua Duque de Caxias, nº 999, Bairro Boqueirão. 

De acordo com a Diretora da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores, Marilena Ferreira, as apresentações das oficinas pelos 20 docentes marca a fase final do Prêmio Professor. “Até chegar neste momento, os professores passaram por uma pré-avaliação pela comissão julgadora que os selecionaram para essa etapa. Ao final das oficinas, os demais colegas de profissão avaliarão as práticas em regular, bom e ótimo. Uma vez contabilizadas as notas, os três melhores votados serão os vencedores do prêmio”.