SABESP AGOSTO DESK TOPO
SABESP AGOSTO MOB

Guarda Ambiental flagra seis homens em área de proteção ambiental em Praia Grande

Foram apreendidos materiais como facão, enxada e fios para demarcar o local

Comentar
Compartilhar
14 JUL 2020Por Da Reportagem10h40
Equipe do grupamento estava em vistoria pela área de vegetação remanescente de restinga limítrofe ao Gasoduto Merluza, Nova Mirim, quando surpreendeu seis homensFoto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Praia Grande

A Guarda Ambiental de Praia Grande, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM), flagrou seis homens no último sábado (11), em uma área de proteção ambiental, no Bairro Nova Mirim. Com eles havia material utilizado para o desmatamento de vegetação e eles foram autuados por crime ambiental.

De acordo com o inspetor Fábio Rogério Marques, uma equipe do grupamento estava em vistoria pela área de vegetação remanescente de restinga limítrofe ao Gasoduto Merluza, Nova Mirim, quando surpreendeu seis homens suprimindo a vegetação.

Com os acusados foram encontradas ferramentas utilizadas no desmatamento, como três facões, uma enxada e uma foice, além de uma trena e dois rolos de fios para demarcação de lotes clandestinos. Uma área de 0,25ha, correspondente a 2.500 metros quadrados já havia sido desmatada.

O inspetor explicou ainda que eles foram encaminhados à Delegacia Sede onde foram autuados pelo crime ambiental previsto no artigo 50 da Lei de Crimes Ambientais”. Eles responderão pelo crime em liberdade e em âmbito administrativo serão autuados também com uma multa que parte de R$ 5 mil.

A Guarda Ambiental faz parte do Setor Ambiental (SEPAM), que engloba ainda o grupamento de Guarda Costeira. O SEPAM completou onze anos de atividades este ano e desenvolve importante trabalho na Cidade. Além do material humano altamente capacitado para atuar na área ambiental, a tecnologia também tem sido um forte aliado do setor, inclusive com a utilização de drones.