Várias equipes da GCM também passaram a acompanhar o Peugeot, já que o condutor não atendia aos sinais de parada / Divulgação/ Prefeitura de Praia Grande
Continua depois da publicidade
O trabalho integrado entre as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande e o sistema de monitoramento da Cidade mais uma vez resultou na recuperação de um carro furtado e prisão dos suspeitos. Três homens foram presos na madrugada desta sexta-feira (04) com um veículo com queixa de furto, que foi identificado após passar por uma das mais de 3 mil câmeras da Cidade.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Por volta de 1 hora da madrugada, o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) informou as equipes da GCM que estavam em patrulhamento pelo Bairro Ocian sobre um veículo com queixa de furto em data anterior, identificado ao passar por uma das câmeras localizadas na Avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas.
Os operadores do Cicoe passaram a acompanhar o Peugeot branco pelas câmeras, indicando a direção que o veículo tomava, enquanto as equipes de patrulhamento se dirigiam ao local.
Não demorou para que uma das equipes da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) visualizasse o carro. Porém, ao perceber a aproximação da viatura, o condutor do veículo iniciou fuga, entrando pela contramão de uma movimentada avenida da Cidade.
Várias equipes da GCM também passaram a acompanhar o Peugeot, já que o condutor não atendia aos sinais de parada, trafegando inclusive em alta velocidade por ruas dos bairros Mirim e Nova Mirim.
O acompanhamento pela ROMU durou cerca de 20 minutos, finalizando quando o motorista do veículo perdeu a direção e acabou colidindo em um carro que estava na Rua São Jorge.
Os três ocupantes do carro tentaram fugir correndo, mas foram detidos pelos guardas. Revistados, nada de ilícito foi encontrado, porém o motorista informou que havia pego o carro emprestado. Diante das circunstâncias, os três foram levados à Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde foi constatado que dois deles eram menores de idade, sendo liberados. O outro envolvido, maior de idade, teve fiança arbitrada pelo delegado de plantão no valor de R$ 1.200,00. O carro furtado foi recuperado e apreendido.
Atuação
Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Praia Grande conta com cerca de 380 integrantes totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo. Graças ao constante investimento da Administração Municipal em equipamentos e capacitação em áreas específicas, a GCM conta com Setor de Proteção Ambiental (Guarda Costeira e Guarda Ambiental), equipes táticas de Rondas Ostensivas com Motos (Romo) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Canil, além de equipes específicas de Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) e Trânsito (Gtran), além de programas como o Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (Gape).
Praia Grande conta com 3.200 câmeras instaladas em vários pontos da Cidade, incluindo ruas e avenidas, viadutos, prédios públicos como escolas, unidades de saúde e sociais, além de equipamentos esportivos, orla da praia e áreas ambientais. Os equipamentos são dotados de modernos softwares como o de reconhecimento de caracteres (cerco eletrônico) e reconhecimento facial.
Já o Cicoe funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município. Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição. Todas as chamadas feitas ao 199 e 153 são atendidas nesta central e direcionadas às equipes de patrulhamento e atendimento de ocorrências.