X

Praia Grande

Equipe do Samu salva homem que teve mal súbito na praia

Pronto atendimento e técnicas de reanimação ajudaram na ocorrência

Da Reportagem

Publicado em 27/08/2021 às 19:32

Atualizado em 27/08/2021 às 21:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em pouco tempo, a equipe do SAMU prestou os primeiros socorros e conseguiu reanimar o homem / Divulgação/PMPG

O trabalho eficiente e rápido da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi determinante para salvar a vida de uma pessoa em Praia Grande. Na quarta-feira (25), um homem de 41 anos passeava com a família pelas areias da praia do Boqueirão quando teve um mal súbito e acabou sendo salvo pelos profissionais praia-grandenses.

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar (PM) foram acionadas e prestaram os primeiros socorros até a chegada do Samu, que logo se dirigiu ao local. Em pouco tempo, a equipe formada pela médica Fabíola Machado, a enfermeira Regina Rolemberg, o motorista Rodrigo Correia, da Unidade de Suporte Avançado (USA), e o técnico de enfermagem Vircimar Barbosa e o motorista Carlos Rodriguez, da Unidade de Suporte Básico (USB), prestaram os primeiros socorros e conseguiram reanimar o homem. Em seguida, o paciente foi encaminhado com vida ao Complexo Hospitalar Irmã Dulce, onde permanece internado. 

O diretor do Samu de Praia Grande, Eduardo Gomes, destacou a importância do trabalho da equipe em uma situação tão difícil. “Nosso maior desafio é lutar contra o tempo. Cada minuto representa a diferença. Por isso, toda a estrutura fornecida pela atual gestão, desde a secretaria, diretoria de Urgência e Emergência, a união de esforços dos coordenadores e compromisso de nossos servidores, fazem a diferença na vida e na família dessas pessoas. Nós estamos todos juntos em um objetivo: salvar vidas”, comentou. 

Outro ponto positivo levantado para o serviço prestado pela equipe do Samu é a realização de constantes treinamentos, que qualificam e mantém os profissionais atualizados. “Quanto mais uniforme o atendimento, melhor será o desfecho. Os treinamentos em bonecos como o de parada cardiorrespiratória já salvaram dezenas de pessoas. É muito bom ver essa evolução dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulância”, disse Gomes. 

Recentemente, a Prefeitura adquiriu recentemente modernos bonecos. “Desta forma, já estamos planejando um grande treinamento de intubação com todos os setores da urgência e emergência da Praia Grande”, declarou o médico anestesiologista, Hicham Ali Hammoud, coordenador médico do Samu de Praia Grande.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter