X
Praia Grande

Equipe do Samu salva homem que teve mal súbito na praia

Pronto atendimento e técnicas de reanimação ajudaram na ocorrência

Em pouco tempo, a equipe do SAMU prestou os primeiros socorros e conseguiu reanimar o homem / Divulgação/PMPG

O trabalho eficiente e rápido da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi determinante para salvar a vida de uma pessoa em Praia Grande. Na quarta-feira (25), um homem de 41 anos passeava com a família pelas areias da praia do Boqueirão quando teve um mal súbito e acabou sendo salvo pelos profissionais praia-grandenses.

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar (PM) foram acionadas e prestaram os primeiros socorros até a chegada do Samu, que logo se dirigiu ao local. Em pouco tempo, a equipe formada pela médica Fabíola Machado, a enfermeira Regina Rolemberg, o motorista Rodrigo Correia, da Unidade de Suporte Avançado (USA), e o técnico de enfermagem Vircimar Barbosa e o motorista Carlos Rodriguez, da Unidade de Suporte Básico (USB), prestaram os primeiros socorros e conseguiram reanimar o homem. Em seguida, o paciente foi encaminhado com vida ao Complexo Hospitalar Irmã Dulce, onde permanece internado. 

O diretor do Samu de Praia Grande, Eduardo Gomes, destacou a importância do trabalho da equipe em uma situação tão difícil. “Nosso maior desafio é lutar contra o tempo. Cada minuto representa a diferença. Por isso, toda a estrutura fornecida pela atual gestão, desde a secretaria, diretoria de Urgência e Emergência, a união de esforços dos coordenadores e compromisso de nossos servidores, fazem a diferença na vida e na família dessas pessoas. Nós estamos todos juntos em um objetivo: salvar vidas”, comentou. 

Outro ponto positivo levantado para o serviço prestado pela equipe do Samu é a realização de constantes treinamentos, que qualificam e mantém os profissionais atualizados. “Quanto mais uniforme o atendimento, melhor será o desfecho. Os treinamentos em bonecos como o de parada cardiorrespiratória já salvaram dezenas de pessoas. É muito bom ver essa evolução dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulância”, disse Gomes. 

Recentemente, a Prefeitura adquiriu recentemente modernos bonecos. “Desta forma, já estamos planejando um grande treinamento de intubação com todos os setores da urgência e emergência da Praia Grande”, declarou o médico anestesiologista, Hicham Ali Hammoud, coordenador médico do Samu de Praia Grande.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ELEIÇÕES 2022

Haddad lidera em SP com 29%, Tarcísio tem 12% e Rodrigo, 9%, aponta pesquisa

A pesquisa, contratada pela TV Globo, foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP-04035/202

Tecnologia

iFood e Tinder criam loja no app e brincam com 'levar bolo' no Dia dos Solteiros

Os bolos podem ser personalizados com frases como "Assim com o bolo que eu gosto", "Esse é o bolo que eu quero", "De: eu, Para: mim" e "Manda bolo de agora?"

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software