18 de Setembro de 2024 • 21:36
Em pouco tempo, a equipe do SAMU prestou os primeiros socorros e conseguiu reanimar o homem / Divulgação/PMPG
O trabalho eficiente e rápido da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi determinante para salvar a vida de uma pessoa em Praia Grande. Na quarta-feira (25), um homem de 41 anos passeava com a família pelas areias da praia do Boqueirão quando teve um mal súbito e acabou sendo salvo pelos profissionais praia-grandenses.
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar (PM) foram acionadas e prestaram os primeiros socorros até a chegada do Samu, que logo se dirigiu ao local. Em pouco tempo, a equipe formada pela médica Fabíola Machado, a enfermeira Regina Rolemberg, o motorista Rodrigo Correia, da Unidade de Suporte Avançado (USA), e o técnico de enfermagem Vircimar Barbosa e o motorista Carlos Rodriguez, da Unidade de Suporte Básico (USB), prestaram os primeiros socorros e conseguiram reanimar o homem. Em seguida, o paciente foi encaminhado com vida ao Complexo Hospitalar Irmã Dulce, onde permanece internado.
O diretor do Samu de Praia Grande, Eduardo Gomes, destacou a importância do trabalho da equipe em uma situação tão difícil. “Nosso maior desafio é lutar contra o tempo. Cada minuto representa a diferença. Por isso, toda a estrutura fornecida pela atual gestão, desde a secretaria, diretoria de Urgência e Emergência, a união de esforços dos coordenadores e compromisso de nossos servidores, fazem a diferença na vida e na família dessas pessoas. Nós estamos todos juntos em um objetivo: salvar vidas”, comentou.
Outro ponto positivo levantado para o serviço prestado pela equipe do Samu é a realização de constantes treinamentos, que qualificam e mantém os profissionais atualizados. “Quanto mais uniforme o atendimento, melhor será o desfecho. Os treinamentos em bonecos como o de parada cardiorrespiratória já salvaram dezenas de pessoas. É muito bom ver essa evolução dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulância”, disse Gomes.
Recentemente, a Prefeitura adquiriu recentemente modernos bonecos. “Desta forma, já estamos planejando um grande treinamento de intubação com todos os setores da urgência e emergência da Praia Grande”, declarou o médico anestesiologista, Hicham Ali Hammoud, coordenador médico do Samu de Praia Grande.
Cotidiano
Cetesb não dá prazo para revisão da licença ambiental para aeroporto no litoral de SP
Veja linha do tempo de projeto de aeroporto esquecido em Praia Grande
Aeroporto ignorado há 18 anos geraria 58 mil empregos no litoral de SP; entenda
Diário Mais
A informação faz parte de um estudo e foi publicada no periódico científico Journal of Ethnobiology
Diário Mais
A maresia pode acelerar a corrosão e danificar componentes internos e externos dos aparelhos