X
Praia Grande

Equipe do Samu realiza parto de emergência em frente a casa de paciente

Mãe e bebê foram encaminhados à maternidade do Irmã Dulce e passam bem

Enfermeiro do Samu logo percebeu que não daria tempo de chegar ao hospital / Divulgação/PMU

A manhã desta quarta-feira (29) foi muito especial para a equipe da USB (Unidade de Suporte Básico) 26 do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Um chamado levou os profissionais ao Bairro Ribeirópolis onde havia uma grávida possivelmente entrando em trabalho de parto.

O técnico de enfermagem Jonathan Rabelo logo percebeu que não daria tempo de chegar ao hospital. “Pela avaliação inicial já percebi que a criança estava já no canal vaginal, então fizemos o parto ali mesmo, dentro da ambulância na frente da casa paciente”. Em menos 10 minutos a mãe já estava com uma linda e saudável menina em seus braços. “A família ficou muito agradecida e nós ficamos muito felizes”, destacou Rabelo.

Ele conta ainda que já passou por situações parecidas, porém ajudar a trazer uma nova vida ao mundo é sempre emocionante. “A gente está mais acostumado com situações ruins, pessoas em situações delicadas, de muito sofrimento. Quando nos deparamos com um caso desse, que é uma vida nascendo, motivo de alegria e felicidade para todos, a gente se emociona. Quem trabalha com enfermagem tem que ter uma humanização muito grande, tem que gostar de trabalhar com ser humano”, disse o técnico. 

Jonathan contou com a ajuda do auxiliar de enfermagem Rafael Ferraz que, inclusive, estava em seu primeiro dia de trabalho no Samu. “Foi um momento muito bom, tive que manter a calma e seguir as instruções do meu colega Jonathan. Eu já participei de outros partos, mas sempre dentro do ambiente hospitalar, com todos os aparatos necessários, dessa vez foi diferente e muito emocionante. Estou muito agradecido de participar de um momento como esse e ter toda a orientação do meu colega nesse primeiro dia de trabalho”.

Na sequência uma ambulância de Suporte Avançado foi enviada ao local para levar mãe e bebê até a maternidade do Hospital Municipal Irmã Dulce, onde foram prontamente atendidas e passam bem. Também participou da ocorrência, o condutor da USB 26, Ronaldo José Amâncio. 

Já na USA (unidade de Suporte Avançado) que conduziu mãe e filha à maternidade, estavam a médica Cristiane Gonçalves, a enfermeira Adriana Oliveira Carvalho e o condutor Adriano Celso Carvalho. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp: https://bit.ly/diariodolitoral
Mantenha-se bem informado.

Samu

O Samu conta com três bases em Praia Grande. Uma na Avenida Marginal, altura do Km 292 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no Samambaia (acoplada a UPA) de onde saíram as viaturas que realizaram a ocorrência. As outras duas bases do SAMU na Cidade estão sediadas na Avenida Ministro Marcos Freire, s/n (no PS Quietude) e na Rua Dair Borges acoplada ao Hospital Irmã Dulce. O Samu atende pelo telefone 192.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

GCM Ambiental resgata bicho-preguiça em São Vicente

Animal foi encontrado em uma bicicletaria, próximo a linha do VLT, na Vila Valença

ELEIÇÕES 2022

Pesquisa BTG: Bolsonaro avança 3 pontos e tem 34%, ante 41% de Lula

O petista perdeu 3% dos eleitores em duas semanas, segundo o levantamento

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software