FEMINICIDIO

Enfermeira fotografa gestantes e bebês gratuitamente em Praia Grande

A iniciativa tem se destacado na rotina de atendimento da Usafa. No meio de consultas e demais procedimentos efetuados na unidade, uma vez por mês a enfermeira transforma o ambiente em um estúdio fotográfico.

Comentar
Compartilhar
25 MAI 2019Por Da Reportagem10h06
Iniciativa é de uma enfermeira da Usafa Santa Marina; gestantes precisam comparecer em todas as consultas agendadas.Foto: RED CASAGRANDE/PREFEITURA DE PRAIA GRANDE

As fotos de bebês são meigas, encantam e arrancam suspiros de todos. As imagens funcionam também como lindas recordações desta etapa da vida do recém-nascido. Pensando em proporcionar este tipo de emoção tanto para mulheres grávidas como para a mães dos bebês atendidos na unidade de Saúde da Família (Usafa) Santa Marina, Bairro Anhanguera, em Praia Grande, a residente em enfermagem, Kelly Chlistiles Fernandes Andrade, realiza gratuitamente ensaios fotográficos eternizando esses momentos especiais.

A iniciativa tem se destacado na rotina de atendimento da Usafa. No meio de consultas e demais procedimentos efetuados na unidade, uma vez por mês a enfermeira transforma o ambiente em um estúdio fotográfico. Os cliques de sua máquina fotográfica são convertidos em sorrisos e até lágrimas de alegria pelas mães dos bebês.

"Estou muito feliz por poder desenvolver este projeto. Faço parte da turma de residentes e a atuação dentro da Usafa está superando as minhas expectativas. O enfermeiro desenvolve papel importante junto aos pacientes. Sou apaixonada por fotografia. O mais importante é poder perceber a felicidade nas gestantes quando elas acabam por ver as fotos dos seus bebês", comentou Kelly.

A enfermeira em conjunto com a direção da Usafa Santa Marina montou uma estratégia interessante. Os ensaios fotográficos têm papel fundamental para incentivar a participação das gestantes nas consultas de pré-natal que são disponibilizadas na unidade. Só tem direito a tirar as fotos quem comparecer aos atendimentos agendados.

Os ensaios fotográficos são de dois tipos, com as mulheres gestantes e outro até o primeiro mês de vida dos bebês. No dia das fotos, os servidores que trabalham com Kelly na Usafa Santa Marina tiram alguns minutos para poder apreciar o exato momento em que as fotos são tiradas.

Na própria Usafa está sendo criado um painel para abrigar as imagens dos ensaios. O material fotográfico também é enviado por e-mail para as mamães. Outro detalhe importante é que os pais e irmãos também podem participar das sessões de fotos.

"Esse projeto faz com que o vínculo com os pacientes fique ainda mais forte. As famílias ficam felizes e as gestantes com autoestima elevada. Estou motivada com a residência e com minha atuação na Usafa e quero seguir com os ensaios fotográficos", disse a enfermeira fotógrafa.

Colunas

Contraponto