X

Praia Grande

Em Praia Grande, volta de festival gera preocupação na Câmara

A possibilidade do retorno de um dos maiores eventos culturais da Baixada Santista foi cogitada no dia 7

LG Rodrigues

Publicado em 18/10/2021 às 07:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Realizado desde 2017, o Estação Verão Show é considerado o maior festival desse gênero na região e traz artistas renomados / Divulgação

A consulta pública realizada pela Prefeitura Municipal de Praia Grande para saber se a população se sentiria segura em participar da realização do Estação Verão Show gerou preocupação entre vereadores do Legislativo praiagrandense e motivou um requerimento que foi aprovado durante a sessão ordinária da última quinta-feira (14).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A possibilidade do retorno de um dos maiores eventos culturais da Baixada Santista, e que é realizado desde 2017, foi cogitada pela primeira vez no dia 7 deste mês. Devido ao fato que o festival traz pessoas de diversas cidades do Estado e do País, por contar com atrações musicais com milhares de fãs, a Prefeitura de Praia Grande decidiu realizar uma enquete online e que poderia ser acessada por qualquer pessoa no portal da própria Administração Municipal.

A pesquisa, que foi feita em um formulário do Google Docs, questionava moradores e turistas sobre a segurança que os mesmos sentiriam caso o Estação Verão Show, que não foi realizado em 2020 devido à pandemia de Covid-19, voltasse a ser realizado entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

Preocupado com a situação, o vereador Whelliton Augusto Silva (PL) decidiu enviar um requerimento à prefeita Raquel Chini (PSDB) questionando alguns pontos sobre o Estação Verão Show venha, realmente, a ser realizado pela administração municipal.

"É como eu falei no próprio corpo do requerimento, existe importância na Estação Verão Show para a economia local, isso é indiscutível. Mas o que eu percebi é que com a colocação dessa enquete nas redes sociais da própria prefeitura, a prefeitura meio que está querendo jogar essa responsabilidade da realização pro povo para não sofrer críticas, ou seja: 'Povo, o que que vocês acham?' E se todo mundo falar, 'ah não, pode fazer', depois ela pode jogar a bomba pra mão do povo", afirma o vereador.

O parlamentar afirma que percebeu que muitas pessoas se posicionaram, em comentários nas redes sociais, contra o evento, mas o resultado da contagem de votos acabou sendo favorável à realização da Estação Verão Show.

"Se ela [Prefeitura] tem dados que permitem que se realize o show, assuma a responsabilidade e realize o seu por sua conta", explica.

Durante o debate da sessão ordinária, todos os parlamentares aprovaram o requerimento de forma unânime e a maioria dos vereadores que discursou antes da votação explicou que o momento pede isonomia e transparência, especialmente quando se trata de algo que lida com as finanças municipais.

"Eu estou preocupado realmente é com a realização do show com o possível perigo que a população vai ser exposta. Por exemplo, eu gostaria muito se a Prefeitura se manifestasse dizendo algo como 'se nós chegarmos a X% de vacinados, temos segurança de realizar o show', respeitando a capacidade, uso de máscara, álcool gel e todos esses cuidados que a gente tem que tomar, mas eu acho muito complicado manter esse distância num show com 20, 30 mil pessoas e é por isso que, a princípio, eu sou contra a realização do show, entendeu?".

O requerimento ainda questiona gastos de anos anteriores, modalidade de licitação e também os dados das empresas participantes das últimas licitações e quais venceram os processos. O Diário do Litoral entrou em contato com a Prefeitura de Praia Grande por e-mail na quinta-feira (14) e questionou a administração municipal sobre o requerimento do vereador e também a respeito da possibilidade de uma edição 2021/2022 do Estação Verão Show. Em nota, o Executivo praiagrandense afirmou que a cidade é o quarto destino mais visitado em todo País na alta temporada de verão e, com o objetivo de estruturar possíveis atividades para esta época do ano, a Prefeitura realizou uma enquete para saber se moradores e turistas já se sentem seguros para aproveitar o Estação Verão Show. No total, 68,5% votou para sim e 31,5% para não.

"Agora, a partir da enquete realizada com a população, a Administração Municipal estudará um formato seguro para uma possível realização do evento, importante atração para fomentar o turismo e a economia local. A Cidade também está estudando a realização de outros eventos, como ações natalinas, queima de fogos do final de ano e as atividades como as arenas de verão. Ainda não existe nenhum tipo de definição com relação a estes temas. Válido destacar que a Prefeitura embasa todas as decisões em parecer do Comitê Técnico Científico da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade, que realiza o monitoramento diário de casos, atendimentos e internações relacionados a pandemia da Covid-19", conclui a nota.

TRADIÇÃO.

Realizado desde 2017, o Estação Verão Show é considerado o maior festival desse gênero na região e traz artistas renomados durante toda a sua programação no Kartódromo Municipal. Na vizinha Santos, a cidade já confirmou que o festival Santos Music começará na primeira semana de dezembro e contará com apresentações musicais no novo Santos Convention Center. Estes serão os primeiros shows que a Baixada Santista irá receber em mais de 16 meses, desde o início da pandemia.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão perde controle e trava Rodovia Anchieta

Após a retirada do caminhão, o tráfego voltou a sua normalidade

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter