X

Praia Grande

Cubatão Sinfonia: inscrições para aulas gratuitas de música e dança continuam até dia 31

Projeto tem apoio da Prefeitura de Cubatão via Secult. Aulas acontecem em quatro polos espalhados pela cidade

Da Reportagem

Publicado em 09/03/2023 às 15:09

Atualizado em 09/03/2023 às 15:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Após a inscrição, o interessado ou interessada receberá uma confirmação do cadastro por e-mail / Divulgação/PMC

O Programa Cubatão Sinfonia continua com inscrições abertas para novos alunos e rematrículas dos antigos até dia 31 de março. As atividades acontecem nos quatro núcleos – Cota 200, Centro, Bolsão Nove e Vila Natal. São aulas de música, dança e musicalização infantil. São oferecidas 200 vagas para estudantes com idade entre 7 e 18 anos e também para a comunidade em geral.

As inscrições podem ser feitas de forma on-line ou presencialmente nos núcleos, até dia 31 de março. O formulário virtual pode ser acessado clicando AQUI ou pelo https://bit.ly/InscriçãoCubataoSinfonia. O link também está disponível na página do Programa nas redes sociais: www.facebook.com/programacubataosinfonia e www.instagram.com/programacubataosinfonia .

Na sede do Programa Cubatão Sinfonia, na Cota 200, há vagas para aulas de dança, flauta, musicalização infantil, saxofone, violão e percussão. As inscrições presenciais acontecem de terça a quinta-feira das 10h às 15h à Rua Principal, 1016.

Já no Núcleo Cubatão Sinfonia na Escola na E.E. Afonso Schmidt, oportunidades para cursos de dança, violão, violino e percussão. O atendimento presencial é na segunda e na quarta-feira das 14h30 às 16h30. A Escola fica na Rua Bernardo Pinto, 94, no Centro.

No Núcleo da Escola Estadual Parque dos Sonhos, no Bolsão Nove, há vagas para aulas de dança e violão para estudantes e também para a comunidade dos Bolsões. O atendimento presencial ocorre na terça e na quinta-feira das 13h às 15h e a escola está situada na Rua Um.

O mais novo Núcleo do Sinfonia na Escola fica na Associação Cultural da Vila Natal. Por lá, as aulas são de dança, clarinete, flauta, saxofone, violão, violino e percussão, e as inscrições presenciais acontecem na quarta e na sexta-feira das 10h às 15h. A Associação fica na Rua São Francisco de Assis, 70.

Documentos necessários

Tanto para a inscrição on-line quanto para a presencial, é necessário anexar ou entregar os seguintes documentos: RG, RA ou certidão de nascimento; declaração da escola em que estuda; comprovante de residência. Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (13) 99609-7080.

Após a inscrição, o interessado ou interessada receberá uma confirmação do cadastro por e-mail e posteriormente a equipe do Cubatão Sinfonia entrará em contato informando sobre a matrícula.

Não há processo seletivo e não é necessário ter conhecimento musical ou possuir instrumento musical próprio. O programa disponibiliza instrumentos e material pedagógico para uso em aula. Vale lembrar alguns protocolos sanitários serão adotados durante as aulas como distanciamento social, uso de álcool em gel e o não compartilhamento de instrumentos.

Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Programa Cubatão Sinfonia oferece aulas artísticas a crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Este ano, este sonho artístico-cultural é patrocinado pela CMOC e UNIGEL por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O programa conta com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretarias de Cultura e Comunicação.

Cubatão Sinfonia, 15 anos de amor à Arte

Em 2023, o Programa Cubatão Sinfonia completa 15 anos de anos de atividades ininterruptas: desde 2007, o Programa recebeu mais de duas mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contra turno do colégio. Tantas histórias e tantos anos de ações socioculturais renderam vários prêmios ao Cubatão Sinfonia. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da UNICEF que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.

Em 2020, mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, o projeto foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento. O Prêmio reuniu iniciativas de toda a Baixada Santista.

E no ano de 2022, o Cubatão Sinfonia também foi vencedor do Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Voto Popular. Nesta expressiva vitória, o projeto recebeu 29 mil dos 31 mil votos computados.

Ao longo desta década e meia, a Prefeitura de Cubatão, via Secretarias de Cultura e Comunicação Social, desempenhou papel fundamental, apoiando a iniciativa desde o início. "É um projeto de formação que oferece atividades socioculturais em locais que necessitam desse olhar diferenciado. E é isso que o Cubatão Sinfonia tem feito ao longo desse tempo", comenta Zeca Rodrigues, secretário de Cultura.

Os patrocinadores também foram alicerces que tornaram possível esse sonho artístico. Foi por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) que o programa manteve as atividades alinhadas.

Foram atendidos cerca de 3.000 alunos em todos esses anos de atividades. Muitos chegaram a seguir a carreira artística, mas Leandro Sampaio, um dos coordenadores do Programa, destaca que o objetivo é ainda maior, o de formar cidadãos: "Sabemos do poder transformador da arte e usamos isso para mostrar um novo caminho a essas crianças e adolescentes. Estamos essencialmente presentes em áreas de vulnerabilidade social, oferecendo aulas de artes no contraturno escolar e apontando um caminho diferente, lúdico e positivo".

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Mau presságio? Branqueamento de corais pode ser sinal da morte dos oceanos; entenda

Estruturas são a base do Oceano

Nacional

Não perca as contas: você sabe quantas vezes o cantor Fábio Jr. se casou?

A lista é bem extensa e pode confundir os fãs

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter