Praia Grande

Prefeitura de PG realiza recenseamento de ambulantes com licenças temporárias

Ação tem o objetivo de reorganizar a atividade ambulante do Município

Da Reportagem

Publicado em 27/07/2022 às 10:30

Atualizado em 27/07/2022 às 10:42

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Prefeitura Praia Grande / Divulgação

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A Prefeitura de Praia Grande iniciou o recenseamento dos ambulantes do  Município com licenças temporárias. A ação tem o objetivo de organizar  atividade de ambulante e, ao mesmo tempo, organizar a exploração  turística, mantendo a qualidade dos serviços e produtos  comercializados na Cidade.

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Além dos ambulantes definitivos, a Prefeitura concedeu, desde janeiro  de 2021, cerca de mil novas licenças temporárias gratuitas exclusivas  para moradores. A ação foi implantada para oferecer um meio de geração  de renda para parte da população que sofreu com os impactos da  pandemia e estava em busca de uma fonte de trabalho. Das 1.014  licenças temporárias concedidas, apenas 824 retiraram o documento na  Prefeitura e são essas pessoas que receberão os agentes da pesquisa  municipal.

Das licenças concedidas, parte exerce atividade na orla da praia e  parte na Cidade, com a comercialização de produtos como coco, suco de  frutas, sorvetes, doces em geral, pipoca, açaí, milho e derivados,  churros e balões de gás e objetos infláveis.

O trabalho de recenseamento é feito através de parceria entre a  Secretaria de Finanças e a Secretaria de Urbanismo. Para o  recenseamento, os agentes de fiscalização da Seurb visitam os  ambulantes cadastrados e preenchem um questionário chamado auto de  constatação da atividade de ambulante. Já a Sefin foi responsável pelo  protocolo, questionário e base cadastral de dados. Além disso, a pasta  será responsável por compilar os questionários e montar o panorama  real do quadro atual de ambulantes.

O auto de constatação possui perguntas como: O ambulante tem interesse  de continuar exercendo a atividade no município? Tem outra atividade  econômica? Já exerceu outra função profissional anteriormente? Possui  algum curso de formação profissional? Após as respostas, tanto o  fiscal quanto o munícipe devem assinar o documento.

Caso o ambulante não esteja em casa, o fiscal fará uma segunda visita.  Após duas ausências, a Prefeitura utilizará as opções de contato por  email e telefone cadastrados.

Segundo o secretário de Finanças, Cristiano Mola, a pesquisa de  ambulantes será realizada com a intenção de manter o comércio de  ambulantes organizado. “Após a pesquisa será possível quantificar o  número exato de munícipes que atualmente exercem o trabalho de  ambulante temporário na Cidade. Além disso, a pesquisa nos  possibilitará conhecer as vocações, qualificações e experiências  dessas pessoas. Informações que poderão ser úteis numa possível  realocação ao mercado de trabalho”.

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