X

Cotidiano

Sábado (28) tem Dia D de vacinação contra a covid-19 e gripe em Praia Grande

Sete Usafas estarão abertas das 9 às 16 horas

Da Reportagem

Publicado em 27/05/2022 às 14:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Sábado (28) tem Dia D de vacinação contra a covid-19 e gripe em Praia Grande / Reuters/SiphiweSibeko/DireitosReservados/AG

Praia Grande realiza no sábado (28) o Dia D de vacinação contra a  covid-19 e a gripe. A ação é aberta a toda a população e ocorrerá em  sete Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Município, das 9 às 16  horas. São elas: Antártica, Forte, Melvi, Mirim 1, Ribeirópolis,  Solemar, Tude Bastos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


O objetivo da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande é  intensificar a aplicação das vacinas contra a covid-19 e a gripe e  também atualizar a carteirinha de vacinação do público infantil,  incluindo a imunização contra a covid-19 na população elegível acima  de 5 anos. É necessário apresentar documento com foto e carteirinha de  vacinação.

Covid-19 – Pessoas a partir dos 5 anos que ainda não receberam o  imunizante contra a covid-19 podem tomar a primeira e a segunda doses  da vacina. A terceira dose continua sendo aplicada às pessoas acima de  18 anos, além de gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias  pós-parto) e adolescentes imunossuprimidos entre 12 e 17 anos. A  quarta dose segue sendo ofertada a adultos imunossuprimidos e idosos  acima de 60 anos, sendo que estes poderão receber ao mesmo tempo a  vacina contra o vírus da influenza.

Gripe – A vacina contra a influenza está disponível para as crianças  de seis meses a cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias),  idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas, indivíduos com  deficiência, pessoas com comorbidades, população indígena,  trabalhadores da educação e da saúde, forças de segurança e  salvamento, forças armadas e funcionários do sistema prisional,  caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de  passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários,  população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida  socioeducativa.

A dose da vacina contra a influenza é trivalente e imuniza contra três  tipos de vírus de gripe: H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin,  que provocou surtos localizados no final de 2021.

As pessoas que tiveram covid-19 devem esperar 14 dias após a cura para  se vacinar contra a gripe. Os que tiveram dengue, chikungunya ou outra  arbovirose devem respeitar o intervalo de 28 dias após a cura para  tomarem a vacina contra a influenza.

Para receber a vacina, as gestantes deverão mostrar o comprovante de  estado gestacional (carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo  médico). Já as puérperas precisarão levar a declaração do nascimento  da criança. Os trabalhadores da educação terão que exibir o  comprovante do local de trabalho no Município de Praia Grande. Pessoas  com comorbidades deverão apresentar um comprovante da condição de  comorbidade por meio de exames, receitas, relatório médico ou  prescrição médica.

Sarampo – Devem ser vacinadas contra o sarampo todas as crianças de  seis meses a cinco anos incompletos. Trabalhadores da saúde também  podem receber o imunizante contra o sarampo. No entanto, para esse  grupo a vacinação é seletiva, ou seja, será avaliada a necessidade de  cada pessoa de tomar as doses ou não, conforme a situação vacinal de  cada um. Os profissionais deverão apresentar, além da identidade e da  carteirinha de vacinação, documento que comprove trabalho em  instituição de saúde.

Confira o endereço das sete Usafas que estarão abertas das 9 às 16 horas:

Usafa Antártica - Av. dos Trabalhadores, nº 3801 – Antártica
Usafa Forte - Rio Branco, nº 562 – Forte
Usafa Melvi - Rua João Caetano, nº 101 – Melvi
Usafa Mirim - Av. dos Sindicatos, nº 635 – Mirim
Usafa Ribeirópolis - Rua Esmeraldo Tarquínio, nº 471 – Ribeirópolis
Usafa Solemar - Av. Pres. Kennedy, nº 19726 – Solemar
Usafa Tude Bastos - Rua Maria Luiza Lavalle, nº 68 – Sítio do Campo

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter