X
Cotidiano

Sábado (28) tem Dia D de vacinação contra a covid-19 e gripe em Praia Grande

Sete Usafas estarão abertas das 9 às 16 horas

Sábado (28) tem Dia D de vacinação contra a covid-19 e gripe em Praia Grande / Reuters/SiphiweSibeko/DireitosReservados/AG

Praia Grande realiza no sábado (28) o Dia D de vacinação contra a  covid-19 e a gripe. A ação é aberta a toda a população e ocorrerá em  sete Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Município, das 9 às 16  horas. São elas: Antártica, Forte, Melvi, Mirim 1, Ribeirópolis,  Solemar, Tude Bastos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


O objetivo da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande é  intensificar a aplicação das vacinas contra a covid-19 e a gripe e  também atualizar a carteirinha de vacinação do público infantil,  incluindo a imunização contra a covid-19 na população elegível acima  de 5 anos. É necessário apresentar documento com foto e carteirinha de  vacinação.

Covid-19 – Pessoas a partir dos 5 anos que ainda não receberam o  imunizante contra a covid-19 podem tomar a primeira e a segunda doses  da vacina. A terceira dose continua sendo aplicada às pessoas acima de  18 anos, além de gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias  pós-parto) e adolescentes imunossuprimidos entre 12 e 17 anos. A  quarta dose segue sendo ofertada a adultos imunossuprimidos e idosos  acima de 60 anos, sendo que estes poderão receber ao mesmo tempo a  vacina contra o vírus da influenza.

Gripe – A vacina contra a influenza está disponível para as crianças  de seis meses a cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias),  idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas, indivíduos com  deficiência, pessoas com comorbidades, população indígena,  trabalhadores da educação e da saúde, forças de segurança e  salvamento, forças armadas e funcionários do sistema prisional,  caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de  passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários,  população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida  socioeducativa.

A dose da vacina contra a influenza é trivalente e imuniza contra três  tipos de vírus de gripe: H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin,  que provocou surtos localizados no final de 2021.

As pessoas que tiveram covid-19 devem esperar 14 dias após a cura para  se vacinar contra a gripe. Os que tiveram dengue, chikungunya ou outra  arbovirose devem respeitar o intervalo de 28 dias após a cura para  tomarem a vacina contra a influenza.

Para receber a vacina, as gestantes deverão mostrar o comprovante de  estado gestacional (carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo  médico). Já as puérperas precisarão levar a declaração do nascimento  da criança. Os trabalhadores da educação terão que exibir o  comprovante do local de trabalho no Município de Praia Grande. Pessoas  com comorbidades deverão apresentar um comprovante da condição de  comorbidade por meio de exames, receitas, relatório médico ou  prescrição médica.

Sarampo – Devem ser vacinadas contra o sarampo todas as crianças de  seis meses a cinco anos incompletos. Trabalhadores da saúde também  podem receber o imunizante contra o sarampo. No entanto, para esse  grupo a vacinação é seletiva, ou seja, será avaliada a necessidade de  cada pessoa de tomar as doses ou não, conforme a situação vacinal de  cada um. Os profissionais deverão apresentar, além da identidade e da  carteirinha de vacinação, documento que comprove trabalho em  instituição de saúde.

Confira o endereço das sete Usafas que estarão abertas das 9 às 16 horas:

Usafa Antártica - Av. dos Trabalhadores, nº 3801 – Antártica
Usafa Forte - Rio Branco, nº 562 – Forte
Usafa Melvi - Rua João Caetano, nº 101 – Melvi
Usafa Mirim - Av. dos Sindicatos, nº 635 – Mirim
Usafa Ribeirópolis - Rua Esmeraldo Tarquínio, nº 471 – Ribeirópolis
Usafa Solemar - Av. Pres. Kennedy, nº 19726 – Solemar
Usafa Tude Bastos - Rua Maria Luiza Lavalle, nº 68 – Sítio do Campo

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Após forçar saída, Marinho reencontra Santos em meio à pressão no Flamengo

Marinho é reserva no Flamengo, e fez apenas dois gols em 23 jogos na temporada

Brasil

Memória: a história do Castelinho da Rua Apa

Imóvel, construído em 1912, ficou famoso após ser palco de uma tragédia familiar

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software