6ª Mostra de Artes Visuais tem início hoje no Palácio das Artes

Exposição “Todos podem ser Frida” serviu como base para os trabalhos; Mostra segue até o próximo dia 20

Comentar
Compartilhar
12 ABR 2017Por Da Reportagem16h00
Exposição está em cartaz no Hall de Entrada do Palácio das ArtesExposição está em cartaz no Hall de Entrada do Palácio das ArtesFoto: Divulgação

A exposição “Todos podem ser Frida”, que ficou em cartaz na Galeria Nilton Zanotti no mês de março, foi o tema escolhido para a 6ª Mostra de Artes Visuais, que acontece a partir de hoje (12) até o dia 20 de abril, no Hall de Entrada do Palácio das Artes.

O projeto “Criando com Frida” foi desenvolvido pelo Departamento de Artes Visuais da Secretaria de Cultura e Turismo paralelamente à exposição. Os alunos das oficinas visitaram a mostra e realizaram o trabalho, direcionado à artista mexicana Frida Kahlo, produzindo camisetas e bolsas ligadas ao tema.

De acordo com Filomena Coleto, professora arte educadora da Sectur, a vida de Frida Kahlo foi estudada pelos alunos para que a mostra fosse realizada. “Trabalhamos a biografia da artista, sua linguagem e fizemos visitas à exposição. Os alunos puderam se caracterizar e tirar fotos como Frida, e a partir daí, iniciaram o desenvolvimento dos desenhos”.

“Criando com Frida” teve como base o Suporte na Arte, como explica Filomena. “Suporte na Arte é qualquer objeto em que o artista coloca ou transfere sua ideia. Pode ser em tela, papel, madeira, e em tecidos, como foi o caso dessa mostra. O suporte para essas atividades foram camisetas e bolsas, utilizando técnica mista, com colagem, pintura e bordado”.

“O objetivo para essa ideia de Suporte na Arte é para que a arte atravesse paredes, caminhe pelas ruas, praças, shoppings, cinema, enfim, para que a arte esteja em todos os lugares e para todos”, completa Maria Fernanda Capelli, também professora arte educadora do departamento. O trabalho produzido, tema da 6ª Mostra de Artes Visuais da Secretaria de Cultura e Turismo, pode ser conferido de terça a sábado, das 14 às 17h30, gratuitamente, no Hall de Entrada do Palácio das Arte, que fica na Av. Pres. Costa e Silva, 1.600.