15 escolas municipais de PG participam do Ecoviver 2018

Cerca de 70 professores participaram de capacitação sobre o projeto ambiental

Comentar
Compartilhar
22 MAR 2018Por Da Reportagem14h00
O projeto visa ampliar a discussão sobre as questões ambientais da atualidade, estimulando a formação de um novo olhar sobre a escola e sua relação com questões socioambientaisO projeto visa ampliar a discussão sobre as questões ambientais da atualidade, estimulando a formação de um novo olhar sobre a escola e sua relação com questões socioambientaisFoto: Felipe França/PMPG

Quinze escolas municipais de Praia Grande participam este ano do projeto ambiental Ecoviver, viabilizado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura e patrocinado pelo Grupo EcoRodovias. Para aprender sobre as novas metodologias do Ecoviver e formas de aplicação do projeto, cerca de 70 professores e gestores das escolas participantes assistiram workshop sobre o assunto, na noite de terça-feira (20). O evento ocorreu na sede do Departamento de Educação Ambiental de Praia Grande, no Portinho. Praia Grande participa há 11 anos do Ecoviver, que já está em sua 13ª edição.

O projeto visa ampliar a discussão sobre as questões ambientais da atualidade, estimulando a formação de um novo olhar sobre a escola e sua relação com questões socioambientais. A edição de 2018 tem como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, desenvolvido pela ONU. Durante o workshop, foram abordados os 17 ODS e também como desenvolver as etapas da Jornada Ecoviver com os alunos dentro da perspectiva de arte, educação e cidadania ativa.

A edição atual também traz novidades na metodologia. “A ideia é trabalhar uma jornada mais interativa, com a utilização de jogos, estudos de casos e a técnica de sala de aula invertida”, destacou a consultora educacional Cláudia Perez, que foi uma das palestrantes do workshop.

A principal atividade proposta é um jogo com etapas para que a turma consiga alcançar a realização de um projeto ou ações em sua escola. O desafio dos professores e alunos envolvidos será o de buscar alternativas para transformar a escola em um território mais sustentável e criar uma peça teatral alinhada ao tema trabalhado pelo grupo a ser apresentada no encerramento do projeto.

A coordenadora do projeto Ecoviver em Praia Grande, Carla Oliveira, afirmou que são altas as expectativas em relação ao trabalho desenvolvido pelo município. “Praia Grande tem um histórico de atuação exemplar com o Ecoviver, com professores comprometidos, trabalhos organizados e excelentes. Por isso, as expectativas são as melhores”.

A professora Viviane Pereira destacou que oworkshop foi esclarecedor e cheio de novidades. “Dessa vez, a equipe do Ecoviver nos surpreendeu com uma oficina bem prática, com o passo a passo de como abordar um tema tão amplo e importante como a Sustentabilidade de maneira simples, porém eficaz, com nossos alunos”.

Para a docente Carla Nogueira, a palestra foi motivadora. “Nossa participação no último ano revelou talentos e despertou um novo olhar quanto à questão da sustentabilidade. Em 2018, nosso objetivo é que o trabalho possa evoluir e engajar ainda mais a comunidade, em prol de nossas ações futuras”.

Ecoviver - Desde 2006, o projeto atua em escolas públicas e, neste ano, estará presente em 24 cidades, nos estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul promovendo formação aos professores e acompanhamento pedagógico. Na região sob concessão da Ecovias, foram firmadas parcerias com as Secretarias de Educação de Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá, São Bernardo do Campo e Diadema. Em Praia Grande, o projeto conta com o apoio da Secretaria de Educação do munícipio.