Banner gripe

Votos serão recontados nesta sexta-feira em Mongaguá

Medida da Justiça Eleitoral tem como objetivo saber se será necessária a realização de nova eleição

Comentar
Compartilhar
30 NOV 201212h14

A Justiça Eleitoral de Mongaguá fará hoje a recontagem dos votos para prefeito. A medida  administrativa será tomada para decidir se é o caso de o Município passar por uma nova eleição.

A novela em que se transformou a eleição no Município teve como primeiro capítulo quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acolheu uma representação ajuizada pela Coligação “O Melhor para Mongaguá”, do ex-prefeito e candidato na última eleição Artur Parada Prócida (PSDB), contra o prefeito Paulo Wiazowski Filho (DEM).

A representação questionava a instalação de placas publicitárias “das ações, obras e serviços da administração do atual prefeito, todas produzidas com cores e slogan implantados em sua gestão”, estaria em desacordo com o Artigo 73 da Lei Eleitoral (Lei 9.504/97). 

Ao acolher a representação, Wiazowski tinha ficado com o registro cassado pelo TRE. Segundo explicou ontem o prefeito, seu recurso deve ser julgado somente na próxima semana. A recontagem de votos vai excluir os de Wiazowski e os do segundo colocado, Artur Parada Prócida (PSDB), que também teve a candidatura questionada.
 
A medida da Justiça Eleitoral tem como objetivo saber se o terceiro colocado na eleição, o médico Pedro Eduardo Carvalho Homem, o Dr. Pedro (PTB), tem 50% mais um dos votos válidos para prefeito. O órgão tem de ter essa informação para definir a posse dos eleitos (prefeito, vice-prefeito e vereadores). Caso se verifique que Dr. Pedro não atingiu o número de votos necessários para ser eleito, há necessidade de realizar outra eleição no Município.
 
Wiazowski destaca estar muito tranquilo com relação à Justiça Eleitoral. “Caso eu não consiga vitória no TRE, entro com recurso, com pedido de liminar, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ser diplomado”.

Votos do prefeito Paulinho Wiazowski estão fora da recontagem(Foto: Matheus Tagé/DL)

 

Colunas

Contraponto