X

Política

TRE cassa o registro da candidatura de prefeito de Mongaguá

Na hipótese de não conseguir reverter a decisão, o prefeito reeleito Paulo Wiazowski Filho (DEM) não poderá ser diplomado.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 06/11/2012 às 11:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A realização de propaganda institucional, em 30 outdoors, pode cassar o registro da candidatura do prefeito reeleito de Mongaguá, Paulo Wiazowski Filho (DEM), conforme decisão tomada ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Caso não consiga reverter essa decisão no próprio órgão ou na instância superior, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele não poderá ser diplomado, ato marcado para 19 de dezembro.

O TRE acolheu uma representação ajuizada pela Coligação “O Melhor para Mongaguá”, do ex-prefeito e candidato na última eleição Artur Parada Prócida (PSDB) questionando a instalação de placas publicitárias “das ações, obras e serviços da administração do atual prefeito, todas produzidas com cores e slogan implantados em sua gestão”, afrontando o Artigo 73 da Lei Eleitoral (Lei 9.504/97).
 
O chefe do Executivo afirmou que vai esperar a publicação dessa decisão no Diário Oficial do Estado para entrar com defesa (embargos de declaração) no órgão, na qual espera apresentar novas provas para convencer a Justiça de não ter cometido nenhum ato irregular no período eleitoral.
 
Paulo Wiazowski Filho disse estar tranquilo quanto à reversão da decisão do TRE-SP, primeiro por não ter sido uma decisão unânime do órgão. Segundo destaca, os 30 outdoors foram retirados 30 dias antes da eleição. “A Justiça Eleitoral tem prazos mais rápidos em suas decisões, vamos nos defender apresentando fatos novos para que o juiz tenha novo entendimento sobre o caso”.
 
Wiazowski disse estar tranquilo quanto à reversão da decisão (Foto: Matheus Tagé/DL)
 
No entender do prefeito reeleito, o questionamento à sua vitória nas urnas repete o fenômeno registrado em Guarujá, onde a prefeita reeleita Maria Antonieta de Brito (PMDB) também teve a vitória contestada por opositores. “Estão querendo ganhar as eleições nos tribunais”, desabafou o chefe do Executivo.
 
Conforme Wiazowski Filho, o próprio TER havia autorizado, em 2008, a colocação de outdoors similares aos instalados este ano. “Eles não traziam referência a pessoa, falavam da Plataforma de Pesca, do Poço das Antas. Não causou desequilíbrio no processo eleitoral. É algo altamente defensável, ocorre que ainda não tivemos tempo de nos defender”.
Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter