Tempo real: Cobertura do 1º turno das eleições 2020 na Baixada Santista

A região possui 1.371.693 de eleitores aptos a votar nas nove cidades

Comentar
Compartilhar
15 NOV 2020Por Da Reportagem08h01
Acompanhe a eleição em tempo real no Diário do LitoralFoto: Natália Cuqui/DL

O primeiro turno das eleições é realizado neste domingo (15), das 7h às 17h. A Baixada Santista possui 1.371.693 de eleitores aptos a votar nas nove cidades. Fique por dentro das últimas atualizações.

Eleitores de todo país, menos do Distrito Federal, irão às urnas. O voto para vereador será o primeiro. O eleitor digitará cinco números na urna eletrônica e na sequência, vai digitar outros dois números para o cargo de prefeito.

De acordo com as regras sanitárias definidas pela Justiça Eleitoral para as eleições, por causa da pandemia do novo coronavírus, as seções serão equipadas com álcool em gel, que deverá ser usado antes do cidadão usar a urna. O uso de máscara é obrigatório.

Apesar de não existir uma certeza de quando as apurações deverão terminar, a previsão é de que os primeiros vencedores, em municípios que possuem número pequeno de seções eleitorais, sejam divulgados a partir das 19h deste domingo.


14h12 - Continue acompanhando em tempo real por aqui.

14h11 - Candidato a prefeito do Guarujá pela coligação Com Fé em Deus e Força do Povo (PRTB/PSL/PMB/PMN), o advogado Miguel Calmon votou na Escola Lucas Nogueira Garcez, na Praia de Pernambuco, às 11h30. Na chegada, foi saudado por simpatizantes da região da Ilha de Santo Amaro conhecida como Rabo do Dragão, seu reduto eleitoral. Otimista, Miguel Calmon agradeceu o apoio e demonstrou otimismo: "Nossa campanha cresceu muito nas últimas semanas, a aceitação nas ruas é evidente. Portanto, acreditamos em um bom resultado nas urnas".

14h06 - Quem esperou até o começo desta tarde para votar no colégio Objetivo, em São Vicente, não encontrou filas.

13h52 - "Na região da Baixada a eleição foi muito ordeira. Claro que tivemos aquele problema em São Vicente com o atentado que tumultuou um pouco a eleição, mas eu diria para você que a gente acaba dando um exemplo para os Estados Unidos de ordem nas votações e também de resultados porque depois de duas horas você já sabe quem ganhou a eleição", afirmou o ex-prefeito de Santos, Beto Mansur, que acompanhou o movimento na Universidade Santa Cecília junto ao sobrinho, que concorre ao Legislativo, no começo da tarde deste domingo (15).

13h41 - "A expectativa é grande e o processo foi bonito. Foi uma eleição limpa, uma campanha transparente, com muita participação de quem acredita. Uma campanha com os pés no chão, coerente, combativa e contundente. Então só podemos esperar o melhor. O que esperamos é ter um resultado muito expressivo e surpreendente na urna amanhã, tanto na disputa para a Prefeitura quanto para a vereança. Já estamos nos momentos em que o PSOL vai assumir sua responsabilidade histórica de ser uma alternativa para o País, para o Estado e aqui nos municípios também não será diferente", afirmou Guilherme Prado (PSOL) após votar.

13h30 - Rogério Santos, candidato a prefeito de Santos pelo PSDB, votou por volta das 11h30 no Colégio Kennedy, acompanhado pelo atual prefeito, Paulo Alexandre Barbosa.

13h20 - Alexandre Cunha, candidato a prefeito de Praia Grande pelo Republicanos, votou na manhã deste domingo.

13h10 - "Hoje estamos escolhendo quem irá nos representar nos próximos quatro anos. A eleição é o maior ato democrático que o cidadão pode exercer. Acredito que podemos reeleger um prefeito pela primeira vez em nossa história. Estou confiante", dise Luiz Maurício.

13h05 - O prefeito e candidato à Prefeitura de Peruíbe Luiz Maurício (PSDB) votou na manhã deste domingo (15) na Escola Estadual Padre Professor Vitalino Bernini. "O Tiago fez uma campanha limpa e de propostas. A população quer dar continuidade ao trabalho de oito anos e ampliar outros projetos, e principalmente retomar o desenvolvimento econômico ".

12h59 - Prefeito Marco Aurélio (PSDB), de Itanhaém, votou na EE Benedito Calixto em Itanhaém.

12h52 - Candidato à Prefeitura de Santos, Vicente Cascione (PROS) votou na EE Azevedo Junior, na Vila Belmiro, por volta das 11h30.

12h47 - O candidato Sérgio Zagarino (DC) votou as 12h05 no Colégio Alfa, em Guarujá. “Chegamos nesse dia felizes com a campanha limpa que fizemos, andamos por toda cidade sem utilizar dinheiro público e desenvolvendo a verdadeira democracia”.

12h39 - O vereador e candidato a prefeito de Santos, Antonio Carlos Banha Joaquim, do MDB, votou na UME Cidade de Santos, no Embaré, por volta das 10 horas. O candidato dirigiu-se à escola acompanhado de sua esposa, Fátima e do vice na chapa, José Roberto Chiarella. “Estou bem otimista, pois fui bem recebido nas ruas durante toda a campanha. Logicamente, isso é o resultado de todo o trabalho que fiz não só como legislador, mas como político, pai e cristão. Sou santista raiz e venho de uma escola que já não existe mais, de Oswaldo Justo e Esmeraldo Tarquínio. Hoje é o dia de coroar todo esse trabalho e agradecer a Deus por estar vivo e com saúde. O momento mais importante para a democracia é hoje, através do voto. O povo de Santos anseia por dias melhores, por mudança e por verdade. Hoje é o dia da verdade”.

12h35 - O candidato Emer Elias Abou Jaoude (DC) votou na Escola Estadual Jardim São João, em Peruíbe.

12h29 - Candidata à prefeitura de São Vicente, Dra. Mônica Batalha, votou na escola EMEF União Cívica Feminina, no bairro Parque São Vicente, por volta de 11 horas.

12h20 - O candidato a prefeitura de Mongaguá, Rodrigo Casa Branca (PSDB), votou na escola Vera Cruz em Mongaguá, na manhã deste domingo (15). Na fot, Casa Branca e o vice Prof. Alex. "Mongaguá não aguenta mais escândalos, corrupção, festa de cartas convites e a população sendo esquecida pelas gestões que seguem penalizando o povo. É a hora da mudança, de pensar nas pessoas, no futuro da cidade".

12h17 - Professor Mauricio, candidato a prefeitura de Praia Grande pelo PT, votou na escola Reynaldo Kuntz, em Praia Grande.

12h11 - O candidato a prefeito de Guarujá, Professor Valter Batista (PSOL) votou na manhã deste domingo na EE Raquel de Castro Ferreira, no Centro de Guarujá. "O que vimos nas ruas foram pessoas pedindo por renovação. Acho que teremos sim segundo turno no Guarujá. Seria uma pena o atual prefeito se reeleger. Mas temos fé no trabalho que fizemos e em como as pessoas nos receberam bem".