X

Política

STF arquiva pedido de liberdade de Roberto Salgado

Desde sexta-feira passada, ele cumpre pena no processo do mensalão pelas condenações por lavagem de dinheiro, evasão de divisas e gestão fraudulenta de instituição financeira

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 22/11/2013 às 18:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou pedido de liberdade para o ex-dirigente do Banco Rural José Roberto Salgado. Na terça-feira, 19, a defesa dele havia entrado com pedido para livrá-lo da prisão enquanto não ocorrer o novo julgamento a que tem direito pelo crime de formação de quadrilha. Desde sexta-feira passada, ele cumpre pena no processo do mensalão pelas condenações por lavagem de dinheiro, evasão de divisas e gestão fraudulenta de instituição financeira.

Barroso rejeitou o pedido usando um argumento técnico. Segundo ele, a reclamação, o instrumento usado pelo advogado de Salgado, o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, é "juridicamente incabível" para cassar decisões do próprio Supremo.

O STF arquivou o pedido de liberdade de José Roberto Salgado (Foto: Agência Brasil)

Ainda assim, o ministro fez considerações jurídicas sobre o pedido da defesa. Ele disse que não há "discrepância" entre a carta de sentença e o pedido de embargos infringentes feito pela defesa de Salgado, que também quer novo julgamento para os crimes de lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta. Essas duas últimas condenações já são objeto de execução imediata da pena. Para Barroso, a decisão questionada se limitou a dar cumprimento da decisão do plenário da semana passada.

"Havendo penas a cumprir que se tornaram inquestionáveis, não há motivo que imponha o retardamento da sua execução", disse o ministro, em decisão divulgada nesta quinta-feira, 21, no Diário de Justiça Eletrônico.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6422, nesta segunda (22)

O prêmio é de R$ 48.000.000,00

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter