X

Política

Senado quer iniciar discussão da reforma política na próxima semana

O presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) anunciou que vai receber dos líderes partidários indicações de propostas para irem à votação até a sexta-feira, 27

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 25/02/2015 às 17:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Após reunião de líderes da base aliada e da oposição, o Senado decidiu acelerar e iniciar a votação de um pacote de projetos de reforma de mudanças de regras político-eleitorais na próxima semana. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou que vai receber dos líderes partidários indicações de propostas para irem à votação até a sexta-feira, 27, para, na semana que vem, irem à votação mesmo que não tenham consenso.

O próprio Renan Calheiros defende a apreciação de três matérias: 1) a desincompatibilização dos cargos dos ocupantes do Executivo para disputar a reeleição, isto é, candidatos a permanecerem no posto por mais quatro anos não poderão disputar uma nova eleição à frente de uma prefeitura, governo estadual e do DF e da Presidência da República; 2) o fim das coligações proporcionais; 3) por fim, a adoção do voto majoritário nas eleições para os municípios acima de 200 mil habitantes.

"Quando não há consenso, e já disse isso e queria repetir, o Parlamento delibera. Mas não pode é não votar. Se não reformarmos a política, seremos todos reformados", afirmou o presidente do Senado, ao lembrar que há 12 anos a Casa aprovou o que considera uma "reforma profunda" sobre o assunto, mas as mudanças, segundo ele, não teriam andado na Câmara.

O Senado decidiu acelerar e iniciar a votação de um pacote de projetos de reforma de mudanças de regras político-eleitorais (Foto: Agência Brasil)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter