Segurança Pública será dirigida pelo atual subsecretário

Tenente-coronel Peixoto foi confirmado no cargo pelo prefeito eleito Alberto Mourão em Praia Grande.

Comentar
Compartilhar
05 DEZ 201210h42

Criada pela reforma administrativa aprovada recentemente pela Câmara de Praia Grande, a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) será comandada, a partir de janeiro de 2013, pelo atual subsecretário da área no Município, tenente-coronel José Américo Franco Peixoto. A indicação foi anunciada pelo prefeito eleito, Alberto Mourão, na tarde desta terça-feira (04).

Tenente-coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, José Américo Franco Peixoto, 56 anos, é casado e tem duas filhas. Entrou em 1978 para a Academia da Polícia Militar de Barro Branco, onde se tornou aspirante a oficial em 1980. 
 
Em 1984, formou-se na Escola de Educação Física da Polícia Militar como instrutor de educação física. Foi tenente no 10º Batalhão de Santo André de 1980 a 1984; e do 6º BPMI (Batalhão de Policiamento Militar do Interior), de 1984 a 1989, quando recebeu promoção a capitão.
 
Peixoto atuou, de 1989 a 2000, no 29º BPMI, na área de Praia Grande. Foi nomeado, em 1994, secretário da Assistência Militar pelo prefeito Alberto Mourão, onde ficou até 1996. Em 2001 foi promovido a major, sendo classificado no 13º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana de São Paulo e, em 2005, promovido a tenente-coronel. 
 
Em junho de 2006 voltou para o 29º BPMI em Itanhaém, já como comandante; e, em outubro do mesmo ano, designado a comandar o 45º Batalhão da Polícia Militar de Praia Grande. Em dezembro de 2008 foi para a reserva para assumir a Subsecretaria de Assuntos de Segurança, onde permanece até hoje.
 
O futuro secretário considera que o maior desafio da pasta é implantar o Plano Municipal de Segurança, recém-elaborado e que vai ao encontro das metas traçadas pelo prefeito eleito. “O plano aponta que a população aprova a presença mais ostensiva nas ruas da Guarda Civil Municipal e é o que pretendemos fazer, sem usurpação das funções das polícias estaduais”.
 
Outra prioridade apontada por Peixoto e mencionada por Alberto Mourão ao confirmar seu nome é aperfeiçoar a integração do trabalho junto às polícias Civil e Militar e buscar parcerias com os governos estadual e federal. Para o prefeito eleito, “Peixoto é a pessoa credenciada a efetuar esse trabalho”.

Peixoto, em dezembro de 2008, foi para a reserva para assumir a Subsecretaria de Assuntos de Segurança, onde permanece até hoje (Foto: Divulgação)