X

Política

Saúde será o principal desafio do futuro governador

Segundo a Pesquisa Ibope, 70% dos eleitores afirmaRAm que a saúde é a área com maiores problemas no Estado.

Da Reportagem

Publicado em 14/10/2018 às 10:57

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Márcio França prometeu zerar filas de exames e consultas abrindo os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) de todo o estado aos finais de semana. / Rodrigo Montaldi/DL e Agência Brasil

Setenta por cento dos eleitores ouvidos nas cidades paulistas na Pesquisa Ibope, que foi realizada no dia 21 de agosto, apontaram a saúde como a área na qual vêm enfrentando os maiores problemas. A pesquisa foi divulgada pela TV Globo e jornal O Estado de São Paulo. Logo, seja quem for eleito governador, João Dória (PSDB) ou Márcio França (PSB), terá um desafio importante a ser ­vencido.

Seguido da saúde, a educação e a segurança pública são apontadas por 46% e 45% das pessoas ouvidas, respectivamente (ver o ranking das áreas mais problemáticas em quadro ao lado). A Pesquisa Ibope ouviu 1.204 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais, entre os dias 17 e 19 de agosto, após a oficialização das candidaturas às eleições deste ano. A pesquisa foi registrada no TRE: SP- 00450/2018 e no TSE: BR-05723/2018. 

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nesta semana, Dória declarou à imprensa que se for eleito vai focar na saúde, especificamente em ações de prevenção para homens e crianças.

Já Márcio França prometeu zerar filas de exames e consultas abrindo os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) de todo o estado aos finais de semana. “Se a gente abrir seis vezes no final de semana a gente zera a fila de exame e consulta para evitar que as pessoas cheguem ao hospital”, afirmou.

São os hospitais e prontos socorros públicos os alvos das queixas principais da extensa faixa da população que só pode recorrer à rede pública de saúde no estado. 

Hospital Guilherme Álvaro

Na Baixada Santista, a população espera há anos por melhorias no Hospital Estadual Guilherme Álvaro, localizado em Santos. O hospital atende diariamente cerca de 550 pacientes. Os pacientes relatam longas filas de espera, exames adiados por causa de equipamentos quebrados, falta de remédios e insumos e necessidade de manutenção e reparos no imóvel e até em ventiladores. 

O Guilherme Álvaro já foi alvo de inúmeras representações no Ministério Público, reclamadas por vereadores como Antonio Carlos Banha Joaquim (Santos) e Janaína Ballaris (Praia Grande).

Em janeiro, o Diário flagrou o descaso no atendimento à população. Logo na entrada (pela Av. Siqueira Campos), uma multidão aguardava do lado de fora do hospital porque a recepção estava lotada. Dos oito guichês de atendimento, quatro funcionavam e havia um ventilador ligado para 100 pessoas.

A reportagem também ouviu nesse dia a paciente oncológica Maria do Socorro que teve sua tomografia desmarcada porque o equipamento estava quebrado.  

Em fevereiro, pacientes com consulta marcada enfrentaram mais de duas horas de espera para serem atendidos na recepção do hospital, e mais algumas horas pela consulta com os médicos. Na ocasião, a Secretaria da Saúde do Estado informou em nota que as filas poderiam ter resultado de aumento da demanda de pacientes e falhas técnicas no sistema de agendamento de consultas.    

Áreas em que a população vem enfrentando os maiores problemas

Saúde: 70%
Educação: 46%
Segurança Pública: 45%
Corrupção: 33%
Geração de empregos: 27%
Drogas: 23%
Impostos e Taxas: 12%
Habitação/ Moradia: 10%
Transporte/ Mobilidade: 7%
Saneamento básico/Água e Esgoto: 6%
Assistência Social: 3%
Funcionalismo Público: 3%
Energia Elétrica: 3%
Meio ambiente: 3%
Lazer e cultura:2%
Estradas/ Rodovias: 2%
Agricultura: 1%
Turismo: 0%
Não sabe/ Não respondeu: 1%

Fonte: Pesquisa Ibope

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

DRAMA NO SUL

Lula visita Porto Alegre e garante verba para estradas; mortes chegam a 75

Rio Grande do Sul vive drama por causas das chuvas severas que atingem o território gaúcho, que já deixaram 75 mortos oficialmente.

EM SANTOS

Cobertura da quadra de escola da Ponta da Praia será entregue até julho

Escola de Santos atende 460 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e ainda conta com 50 vagas para a EJA

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter