X

Política

São Paulo tem três prisões por boca de urna

Duas ocorrência foram em São Carlos e uma em Santa Adélia, municípios do interior paulista

Agência Brasil

Publicado em 07/10/2018 às 15:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O estado de São Paulo é maior colégio eleitoral do país / Agência Brasil

Foram feitas hoje (7) no estado de São Paulo três prisões por propaganda irregular de boca de urna durante a votação. Duas ocorrência foram em São Carlos e uma em Santa Adélia, municípios do interior paulista. Em Birigui, foi registrada uma ocorrência de divulgação, contrariando a lei, pelo uso de alto-falante. Também foi registrado um caso de boca de urna em Itapetiniga.

No total, 60 urnas foram substituídas, sendo 16 delas na capital paulista. O número representa 0,06% 114 mil urnas distribuídas em todo o estado.

O estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, reúne os municípios com o maior e o menor eleitorado do Brasil para as Eleições 2008. A cidade de São Paulo possui a maior concentração de eleitores, com 8.198.301, número superior ao eleitorado total de 23 estados brasileiros. Já Borá, na região sudoeste, tem o menor número de votantes, com apenas 924 inscritos.

Colégio eleitoral

Os 29.143.392 eleitores do estado estão distribuídos em 73.254 seções, das quais 1.877 destinadas às pessoas com necessidades especiais. Em 5 de outubro, data do 1º turno, serão utilizados 9.111 locais de votação.

O crescimento do eleitorado no estado em relação a 2004, última eleição municipal, foi de 7,72%, ou pouco mais de 2 milhões de eleitores, e na capital houve um acréscimo de 5,49%, o que representa 426.798 novos eleitores.

Em todo estado há 21 municípios com mais de 200 mil eleitores, onde existe a possibilidade de 2º turno. Mais de 15 milhões de pessoas, em todo o estado, podem voltar às urnas no dia 26 de outubro, número que representa mais da metade (53,2%) do eleitorado paulista.

Zonas Eleitorais

A zona Eleitoral de Capão Redondo concentra o maior número de eleitores do estado, com 231.842 inscrições, seguida por Tatuapé e Rio Pequeno, com, respectivamente 215.214 e 211.099 eleitores. As três zonas ficam na capital.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter