X

ELEIÇÕES 2022

Robô virtual do TSE tira dúvidas sobre eleições e tenta combater fake news

O assistente virtual oferece para os usuários serviço de esclarecimento de notícias falsas envolvendo o processo eleitoral.

TAYGUARA RIBEIRO - FOLHAPRESS

Publicado em 28/09/2022 às 21:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

WhatsApp / Nair Bueno/Diário do Litoral

Criado em parceria com o WhatsApp há dois anos, o robô virtual do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem como uma de suas principais funções tentar combater notícias falsas nas eleições deste ano.

Para combater as fake news, o "Tira-Dúvidas do TSE", como é chamada a ferramenta do tribunal, recebeu melhorias em 2022, de acordo com a corte.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O assistente virtual oferece para os usuários serviço de esclarecimento de notícias falsas envolvendo o processo eleitoral.

Para isso, o eleitor cadastrado deve selecionar o tópico "Fato ou Boato?". Nessa área o usuário encontrará conteúdos desmentidos por agências de checagem como AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org,

Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere.

As novas funcionalidades do sistema, segundo o tribunal, também permitirão que o conteúdo seja encaminhado de forma mais fácil para amigos e familiares.

Ainda de acordo com o tribunal, uma das novidades neste ano é que o robô virtual enviará mensagens proativas aos eleitores "para que aprendam a lidar com as notícias falsas disseminadas".

Após se cadastrar, o eleitor pode optar por receber mensagens sobre desinformação relacionadas ao pleito.

Além do tópico sobre fake news, o robô virtual do TSE conta com outras 15 opções para os usuários que incluem informações sobre título de eleitor, calendário eleitoral e local de votação.

Para utilizar o serviço do assistente virtual, o eleitor pode utilizar o QR Code disponível no site do TSE ou adicionar o telefone (61) 9637-1078 à sua lista de contatos do WhatsApp. Depois, é preciso mandar uma mensagem para o assistente virtual para começar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter