Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, pede demissão

De acordo com jornal, atual Secretário da Amazônia e Serviços Ambientais da pasta, Joaquim Álvaro Pereira Leite, foi nomeado em seu lugar

Comentar
Compartilhar
23 JUN 2021Por Gazeta de S. Paulo17h21
Salles estava sob pressão e alegou motivos familiares para deixar o cargoSalles estava sob pressão e alegou motivos familiares para deixar o cargoFoto: José Cruz / Agência Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu demissão na tarde desta quarta-feira presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O ato de exoneração foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). As informações são do jornal "O Globo".

De acordo com o jornal, o atual Secretário da Amazônia e Serviços Ambientais da pasta, Joaquim Álvaro Pereira Leite, foi nomeado em seu lugar.

Alvo de duas investigações no Supremo Tribunal Federal (STF), Salles estava sob pressão e alegou motivos familiares para deixar o cargo. Ele contava com apoio do Palácio do Planalto.

Pronunciamento

Em pronunciamento após o pedido de demissão, Salles relacionou medidas que adotou à frente da pasta e reclamou das críticas.

"Experimentei ao longo destes dois anos e meio muitas contestações, tentativas de dar a essas medidas caráter de desrespeito à legislação, o que não é verdade", declarou.

O ex-ministro também defendeu uma transição "serena". "Para que se faça da maneira mais serena possível, apresentei meu pedido de exoneração", disse