X

Política

Renan volta ao ataque e ordem no Planalto é 'esvaziá-lo'

Os ataques de Renan ao governo nos últimos dias foram entendidos como uma ruptura e a palavra de ordem no Planalto é "esvaziar" o adversário

Estadão Conteúdo

Publicado em 03/04/2017 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em reação à subida de tom do correligionário, o presidente Michel Temer decidiu isolar o peemedebista / Divulgação

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), voltou neste domingo, 2, a usar as redes sociais para atacar o governo. Em vídeo, criticou a sanção da "terceirização irrestrita" e disse que a "insistência" na reforma da Previdência "que pune o trabalhador e o Nordeste" mostra que o governo segue "errático". "E quem não ouve erra sozinho."

Em reação à subida de tom do correligionário, o presidente Michel Temer decidiu isolar o peemedebista. Os ataques de Renan ao governo nos últimos dias foram entendidos como uma ruptura e a palavra de ordem no Planalto é "esvaziar" o adversário.

Esse tom beligerante já foi adotado antes, ao falar da reforma da Previdência e do projeto que regulamenta a terceirização, aprovado pela Câmara. Mais recentemente, Renan condenou o bloqueio de R$ 42,1 bilhões de despesas previstas no Orçamento e o fim do benefício fiscal que reduzia a contribuição previdenciária de 50 setores. "Corte de investimento, reoneração da folha, terceirização geral, tudo isso junto só vai drenar as energias de uma economia que não consegue se levantar", disse ele no vídeo.

Conforme revelou a Coluna do Estadão, o Planalto preparou um "pacote" para provocar Renan. A sanção da terceirização, a que ele se opõe, ocorreu na sexta-feira passada. No mesmo dia, Temer nomeou para o Tribunal Regional Federal da 5.ª Região Leonardo de Cavalcante Carvalho, um aliado do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). A escolha foi entendida como uma represália às críticas de Renan. 

O vídeo divulgado na quinta-feira teria deixado o presidente contrariado e aliados o estimularam a reagir no mesmo nível. Uma das medidas é vetar indicados do senador em cargos do governo. Para um interlocutor de Temer, livrar-se de Renan é "uma boa" para o Planalto.

‘Fora do quadradinho’

O discurso no governo é que não há motivos para preocupações, porque Renan "está diminuindo". Para fontes próximas ao presidente, o ex-presidente do Senado reage à perda de protagonismo. Ele está "fora do quadradinho" e preocupado com as próximas eleições, segundo um amigo de Temer.

Fora do comando do Senado, Renan viu concorrentes em Alagoas ganharem projeção - entre eles Maurício Quintella, hoje ministro dos Transportes, e Arthur Lira (PP-AL), alçado à condição de líder da bancada do partido na Câmara. 

Além disso, o peemedebista é alvo de ações na Operação Lava Jato e suas chances de conseguir a reeleição no cargo se tornaram incertas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter