X

Política

Reação inicial de sauditas a acordo nuclear é silenciosa

Alguns sauditas temiam que os EUA estivessem muito ansiosos para firmar um pacto com o rival mais feroz do país, deixando brechas para o Irã ainda trabalhar secretamente em armas atômicas

Publicado em 24/11/2013 às 11:46

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A reação inicial da Arábia Saudita ao acordo nuclear fechado com o Irã na manhã deste domingo foi silenciosa, à medida que as autoridades sauditas ainda estão digerindo os detalhes acertados. Mas analistas preveem que os líderes do Golfo Pérsico devam ficar tranquilizados pelo fato de que todas as potências ocidentais que participaram das negociações, e não apenas os Estados Unidos, aprovaram o pacto.

Anteriormente, o ministro de Relações Exteriores, Saud al Faisal, esclareceu a posição dos sauditas sobre o programa do Irã ao dizer ao secretário de Estado norte-americano, John Kerry, que seu país aceitou a promessa de Obama de que não aceitaria qualquer acordo que permitisse ao Irã desenvolver secretamente bombas nucleares.

Extraoficialmente, contudo, alguns sauditas temiam que os EUA estivessem muito ansiosos para firmar um pacto com o rival mais feroz do país, deixando brechas para o Irã ainda trabalhar secretamente em armas atômicas. O Ministério de Relações Exteriores da Arábia Saudita não estava imediatamente disponível para comentar o acordo neste domingo.

Saud al Faisal esclareceu a posição dos sauditas sobre o programa do Irã ao dizer a John Kerry que seu país aceitou a promessa de Obama de que não aceitaria qualquer acordo (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter