X

Política

Projeto do Professor Kenny pretende brecar comércio ilegal em ferros-velhos

Fiação elétrica, cabos de cobre e tampas metálicas são alguns dos principais alvos da ação de ladrões

Da Reportagem

Publicado em 30/04/2021 às 11:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

De autoria do deputado estadual Kenny Mendes (Progressistas), a propositura estabelece que as atividades de compra, venda ou troca de itens a base de metal nos ferros-velhos só ocorram mediante o preenchimento de um cadastro / Fred Casagrande / Prefeitura Municipal de Praia Grande

Fiação elétrica, cabos de cobre e tampas metálicas são alguns dos principais alvos da ação de ladrões não apenas nos próprios públicos das cidades, mas também em propriedades privadas. Um projeto de lei (PL) em trâmite na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) pretende dificultar a receptação e comercialização desse tipo de material no Estado.

De autoria do deputado estadual Kenny Mendes (Progressistas), a propositura estabelece que as atividades de compra, venda ou troca de itens a base de metal nos ferros-velhos só ocorram mediante o preenchimento de um cadastro. No documento devem constar as identificações do vendedor e do comprador, a data em que a transação foi realizada e qual o tipo de produto negociado, com a devida descrição de sua origem.

"Os furtos desses materiais são constantes. Se existe quem vende, óbvio que há demanda. Precisamos interromper essa cadeia", explica o parlamentar. "A intenção é disciplinar e tornar mais transparente o comércio nos estabelecimentos. Hoje não há um mecanismo de controle".

O deputado salienta que o foco do PL é inibir a comercialização de artigos de procedência duvidosa. "Claro que quem vende latinhas para a reciclagem, por exemplo, não se enquadra. O alvo é a operação de receptação". Para Kenny, a proposta valoriza a atividade dos ferros-velhos que cumprem as regras vigentes. "São os comerciantes que vão se destacar e ser mais valorizados no ramo".

O projeto prevê multa de R$ 2.909,00 para aqueles que não se adequarem às determinações, com possibilidade de cancelamento da inscrição no cadastro de contribuinte do ICMS aos reincidentes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter