X

Política

Projeto de aumento do IPTU é rejeitado na Câmara de Cubatão

Sem a maioria absoluta, o projeto de lei complementar foi reprovado em segunda discussão

Publicado em 30/11/2012 às 15:24

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As sessões da última terça-feira (27) ordinária e extraordinária, na Câmara de Cubatão, foram uma novela. Entre os oito projetos apresentados estava o de lei complementar 071/2012 que altera os anexos que menciona da Lei Complementar, que dispõe sobre a planta genérica de valores do Município. Aprovado em primeira discussão e rejeitado em segunda.

Durante a primeira discussão, os discursos da oposição foram taxativos. “Se há crise em Cubatão, se há crise no Brasil, se há crise no mundo, imagine a crise que a população enfrenta? Então, para que aumentar o IPTU?”, questionou o vereador José Aparecido dos Santos, o Alemão (PSB). 

O vereador Geraldo Guedes também foi contra o projeto. “Não concordo com aumento de jeito nenhum, seja de 1 ou de 100%. O secretário municipal de Planejamento nos explicou que há lugares que vai aumentar menos e lugares que vai aumentar até 118%. Eu sou contra qualquer porcentagem”, afirmou o vereador do PR.

Em primeira discussão, o projeto foi aprovado com os votos dos vereadores Adeildo Heliodoro, o Dinho (PT), Aguinaldo Araújo (PDT), Francisco Leite da Silva, o Bigode (PSD), Paulo Tito (PT) e Severino de Oliveira Melo, o Billa (PT). Com o empate, o presidente da Câmara, vereador Donizete Tavares, vice-prefeito eleito da Cidade, deu seu parecer favorável ao aumento.

Na segunda discussão do projeto, com ausência da vereadora Nêga Pieruzzi — que recebeu autorização da Casa para se retirar, o projeto foi rejeitado. Com a falta de um empate, o presidente da Câmara não pode dar seu parecer.

Extraordinária

O vereador Donizete Tavares marcou para esta sexta-feira (30), às 11 horas, sessão extraordinária para a votação de dois projetos: o aumento do IPTU e a denominação de uma via pública.

Para o vereador Geraldo Guedes, a sessão é ilegal. “Eu entrei com um parecer de liminar na Justiça e tenho certeza que a sessão será suspensa. O projeto já foi rejeitado, não adianta tentar votar novamente”, afirma.

O parecer foi julgado às 10 horas desta sexta conforme informações do Fórum da Cidade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter