X

Política

Preso pelo mensalão tucano, Azeredo se desfilia do PSDB

Saída ocorre no momento em que sua prisão completa um ano e quando o partido se prepara para adotar um novo código de ética que poderia atingi-lo

Folhapress

Publicado em 20/05/2019 às 22:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Eduardo Azeredo cumpre pena de 20 anos e um mês de prisão por condenação no mensalão tucano / Agência Brasil

O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo, que cumpre pena de 20 anos e um mês de prisão por condenação no mensalão tucano, se desfiliou do PSDB no último dia 8, quando teve seu registro de filiação cancelado pela Justiça Eleitoral.

A saída do PSDB, solicitada por Azeredo à Justiça Eleitoral ainda em abril, ocorre no momento em que sua prisão completa um ano e quando o partido se prepara para adotar um novo código de ética que poderia atingi-lo.

A régua para expulsão de filiados aventada entre os tucanos é a condenação em segunda instância -marco decidido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para o início do cumprimento da pena e motivo que levou Azeredo à prisão.

Para que Azeredo não tivesse que passar por um processo de expulsão da sigla, o que consideram mais um constrangimento a ele, seus aliados tucanos já costuravam uma saída que julgam mais respeitosa: que o ex-governador se adiantasse e pedisse a desfiliação, como foi feito.

O presidente do PSDB em Minas Gerais, deputado federal Paulo Abi-Ackel, confirmou ter sido comunicado sobre a recente desfiliação. O desligamento do partido foi feito por meio do cancelamento da filiação, processo efetuado diretamente com a Justiça, sem necessidade de passar pelas instâncias partidárias. 

Azeredo, no entanto, já estava afastado do PSDB e da vida política desde 2014, quando renunciou ao mandato de deputado federal para que o processo do mensalão, prestes a ser julgado pelo STF, fosse enviado à primeira instância -o que atrasaria a tramitação e possibilitaria mais recursos contra condenação.

Segundo familiares do ex-governador, a decisão de sair do PSDB não tem relação com a possibilidade de expulsão após o partido adotar novas regras de conduta ética. Azeredo não vê motivo para continuar filiado a um partido político, já que não pretende mais se candidatar a cargo algum.

Azeredo foi o primeiro nome de peso do PSDB a ser preso -Aécio Neves, alvo de escândalo de corrupção em 2017, não chegou a ter a prisão decretada. A prisão do ex-governador tucano foi mais um revés em ano eleitoral para o presidenciável do partido, Geraldo Alckmin (PSDB).

Após o resultado ruim nas eleições de 2018, a convenção nacional do PSDB, no próximo dia 31, vai renovar a direção do partido e também aprovar um código de ética e regras de compliance.

As mudanças na sigla seguem orientação do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), principal líder tucano e nome colocado para a eleição presidencial de 2022. O ex-deputado Bruno Araújo (PE) é o nome apoiado por Doria e que deve assumir o comando do PSDB.

Doria é a favor de uma "faxina ética" no partido, com punição àqueles que tiverem cometido atos de corrupção. O governador paulista já disse que o PSDB tem que adotar medidas diante de sentenças dos tribunais.

Azeredo se entregou à polícia em 23 de maio de 2018, um dia após ser condenado em segunda instância pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais por peculato (desvio de recurso público) e lavagem de dinheiro.

Por decisão da Justiça, o ex-governador cumpre pena no Primeiro Batalhão do Corpo de Bombeiros em Belo Horizonte, e não em um presídio comum.

Em 2007, a Procuradoria-Geral da República denunciou Azeredo, o publicitário Marcos Valério e outras 13 pessoas por desvios de R$ 3,5 milhões em recursos de estatais e empréstimos fictícios que abasteceram sua fracassada campanha de reeleição em 1998.

O mensalão tucano, considerado um embrião do esquema de mesmo nome do PT, foi descoberto em 2005, quando Azeredo presidia o PSDB.

A defesa do ex-governador recorre da condenação aos tribunais superiores. De acordo com advogados e familiares, há esperança de reverter a sentença que consideram injusta.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Colégio São José e Colégio Stella Maris são homenageados pela Câmara de Santos

As homenagens ocorrerão durante sessão solene, na Sala Princesa Isabel, do Paço Municipal, às 19 horas

Cotidiano

Guarujá quer mudar as duas entradas da cidade, diz secretário

Adilson de Jesus deu entrevista exclusiva ao Diário na manhã desta segunda (18)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter