X

Política

Presidente do Senado admite votar redução da maioridade penal

No mês passado, a Comissão de Constituição e Justiça rejeitou proposta que permite a redução da maioridade penal para 16 anos em algumas hipóteses

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 18/03/2014 às 20:19

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta segunda-feira, 18, que pode pautar em abril a votação do projeto que reduz a maioridade penal no País, em determinadas circunstâncias. No mês passado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou proposta que permite a redução da maioridade penal para 16 anos em algumas hipóteses, como nos casos em que o menor tenha cometido crimes hediondos, tráfico de drogas com uso de violência ou reincidência em crimes violentos.

O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), conseguiu apoio para apresentar um recurso a fim de que o texto seja votado em plenário. O anúncio de Renan ocorreu logo após ter recebido em seu gabinete a visita de familiares de Yorrally Dias Ferreira, a jovem de 14 anos moradora da periferia de Brasília que foi assassinada com um tiro na cabeça por um ex-namorado - dois dias antes de ele completar 18 anos.

O jovem chegou até a fotografar o corpo da vítima, durante a identificação, e compartilhou na internet. A polícia aponta como motivação do crime o fato de ele desconfiar de que a ex-namorada saía com integrantes de uma gangue rival. Em um outro vídeo também divulgado em um aplicativo de troca de mensagens pelo acusado de matar Yorrally, há a confissão do crime.

Renan Calheiros disse que pode pautar em abril a votação do projeto que reduz a maioridade penal no País (Foto: Divulgação)

Questionado se a proposta pode ir à votação, Renan respondeu que sim. "Nós vamos conversar com os líderes e já assumimos o compromisso de pautar a proposta. É uma matéria complexa, mas será, sobretudo, a oportunidade para que cada um vote da maneira que entender que deva votar."

Logo após se reunir com Renan, a mãe de Yorrally, Rosemari Dias da Silva, informou que pediu ao presidente do Senado a votação da proposta do tucano em plenário. Ela disse que não é possível permitir que menores possam votar (o voto é facultativo a partir dos 16 anos), mas não possam responder criminalmente pelos seus atos. "Eu quero Justiça, eu quero que baixe (a maioridade penal)", disse.

Vigília

Muito emocionada, Rosemari afirmou ter começado ontem cedo uma vigília na frente do Palácio do Planalto para ser recebida pela presidente Dilma Rousseff para conversar sobre o assunto. Ela promete ficar acampada no local até ser recebida pela presidente No momento em que Renan deixou seu gabinete, a mãe de Iorrally desmaiou. No chão, ela foi socorrida por familiares e atendida pelos socorristas do Senado, a pedido do presidente da Casa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter