A Polícia Federal deflagrou na manhã terça-feira (24) a 30ª fase da Operação Lava Jato. A ação foi batizada de "Vício" e acontece nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo / Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Com informações da Folhapress
A Polícia Federal deflagrou na manhã terça-feira (24) a 30ª fase da Operação Lava Jato. A ação foi batizada de "Vício" e acontece nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Continua depois da publicidade
Policiais Federais e servidores da Receita Federal cumprem dois mandados de prisão preventiva, nove de condução coercitiva e 28 de busca e apreensão.
Até agora, duas pessoas foram presas. Uma em São Paulo e outra em Sumaré. Além disso, estão sendo cumpridos mandatos de busca e apreensão nas cidades de São Caetano, Bertioga, Lorena e Sumaré.
Continua depois da publicidade
Segundo a PF, as investigações estão inseridas diretamente no esquema de corrupção e lavagem de ativos decorrentes de contratos firmados com a Petrobras.
Três grupos de empresas são investigados por terem se utilizado de operadores e de contratos fictícios de prestação de serviços para repassar, notadamente, à Diretoria de Serviços e Engenharia e Diretoria de Abastecimento da Petrobras.
Também estão sendo investigados pagamentos da diretoria internacional a um executivo da empresa que atuou na aquisição de navios-sonda.
Continua depois da publicidade
Cerca de 50 policiais e dez servidores da Receita Federal participam da operação.
Vício
A nova fase da Lava Jato, Vício, remete, segundo a PF, "à sistemática repetida e aparentemente dependente, prática de corrupção por determinados funcionários da Petrobras e agentes políticos que aparentam não atuar de outra forma senão através de atos lesivos ao Estado".
Continua depois da publicidade
Nesta etapa são investigados, dentre outros, os crimes de corrupção, de organização criminosa e de lavagem de ativos.