X

Política

PF intima Olavo de Carvalho e guru do bolsonarismo deixa Brasil à francesa

A PF intimou Olavo no último dia 9 de novembro por meio de sua defesa, que informou aos investigadores que o filósofo ainda estava em tratamento de saúde

FolhaPress

Publicado em 18/11/2021 às 20:42

Atualizado em 18/11/2021 às 21:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Olavo de Carvalho deixou o Brasil após ser intimado pela Polícia Federal / Divulgação

O filósofo e guru do bolsonarismo Olavo de Carvalho deixou o Brasil após ser intimado pela Polícia Federal para prestar depoimento no inquérito que apura a existência de uma milícia digital voltada a desacreditar a democracia e as instituições.

A PF intimou Olavo no último dia 9 de novembro por meio de sua defesa, que informou aos investigadores que o filósofo ainda estava em tratamento de saúde - ele veio ao Brasil no início de julho para dar continuidade aos cuidados iniciados nos EUA, onde mora.

Dias depois da intimação, entretanto, ele deixou o Brasil e na terça (16) gravou um vídeo de sua casa nos EUA em que informou ter retornado "de forma repentina".

"Eu estava no hospital e me ofereceram um voo repentino para dali a 15 minutos. Eu não ia perder essa oportunidade", disse em vídeo gravado já nos EUA.

No vídeo, Olavo diz que a "coisa foi tão rápida" que não foi possível se despedir dos médicos e enfermeiros do hospital em que estava internado. "O pessoal chama de saída à francesa", disse.

Na versão do guru bolsonarista, a saída do pais "não foi escondida de ninguém", mas, sim, porque disseram a ele que "ou embarca agora ou não vai ter outro voo".

Essa foi a segunda tentativa da PF em ouvir o filósofo. Em agosto ele foi intimado e sua defesa também se valeu do argumento do tratamento médica para evitar o depoimento.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter