Petistas citam "inúmeras marcas" do governo Dilma

A avaliação do presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão, o governo assumiu "compromissos claros com a inclusão social, econômica e da cidadania", sobretudo dos mais pobres

Comentar
Compartilhar
26 DEZ 201321h26

Se para os cientistas políticos a presidente deve apostar no aprofundamento das conquistas sociais como marca de sua gestão ao longo da campanha pela reeleição em 2014, para os petistas haverá muito mais de uma bandeira a ser explorada na disputa eleitora do próximo ano. O partido fala em "inúmeras marcas", citando os programas de inclusão social encabeçados por Dilma.

A avaliação do presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão, é de que o governo Dilma "possui inúmeras marcas" que vêm transformando a realidade do País. Falcão cita ainda que o governo assumiu "compromissos claros com a inclusão social, econômica e da cidadania", sobretudo dos mais pobres.

"Tem várias marcas importantíssimas na área da saúde, na educação, como o Pronatec e o Ciência sem Fronteiras, no combate à miséria", complementa o deputado estadual Edinho Silva (PT-SP)

Tanto Edinho como Falcão são cotados para integrar equipe que organizará a campanha de Dilma à reeleição, junto de Lula, do publicitário João Santana e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O que divide as opiniões do analistas é qual será o foco da campanha eleitoral ao Palácio do Planalto no próximo ano, em meio aos diversos programas sociais encampados pela presidente.

O PT fala em 'inúmeras marcas', citando os programas de inclusão social encabeçados por Dilma (Foto: Divulgação)

"O que move o modelo Dilma é um projeto de Brasil que cresça economicamente, combata a miséria e distribua renda", define Edinho. "Mas para dar conta há várias iniciativas que fazem com que o projeto se concretize", tenta explicar o deputado.

O programa Mais Médicos, citado pelos analistas eleitorais como uma das bandeiras de Dilma para mostrar a preocupação social, é apontada tanto por Falcão como por Edinho, ao lado de outros programas como o Minha Casa Minha Vida, Minha Casa Melhor, o Pronatec e o Brasil sem Miséria. "O Mais Médicos exigiu uma coragem imensa da presidente e o Pronatec é a porta de saída de todos os programas sociais", define Edinho. Para Falcão, foram "programas sociais inovadores" implantados nos últimos três anos

Infraestrutura

O esforço da presidente para tirar do papel projetos de infraestrutura, com o Programa de Investimentos em Logística e as concessões de portos, aeroportos, ferrovias e ferrovias também deverá nortear a análise dos três anos de gestão da presidente. "Também destaco como marca do governo Dilma os projetos de infraestrutura e logística, fundamentais para o desenvolvimento do país", diz Rui Falcão.

O deputado Edinho Silva, que durante os três primeiros anos do governo Dilma ficou à frente da presidência do PT no Estado de São Paulo, aponta que o governo é "muito forte e reconhecido" pelos investimentos que fez na área de infraestrutura.