X

Política

Petistas apresentam reclamação disciplinar contra Deltan Dallagnol

A reclamação baseia-se em declarações do procurador em sua conta no Twitter

Folhapress

Publicado em 04/04/2018 às 16:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para os petistas, as declarações de Dallagnol "infringem dispositivos do Código de Ética e de Conduta do Ministério Público da União" / Divulgação/Fotos Públicas

O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), e o deputado Wadih Damous (PT-RJ) apresentaram na Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público uma reclamação disciplinar contra o procurador Deltan Dallagnol, da Lava Jato em Curitiba.

O documento foi protocolado na terça-feira (3), mas o partido só divulgou a informação nesta quarta-feira (4).

A reclamação baseia-se em declarações do procurador em sua conta no Twitter.

No domingo (1º), Dallagnol publicou o artigo "A decisão no caso Lula e a impunidade sistêmica" e depois tuitou: "Não se trata de Lula. A decisão do STF na quarta é s/ país q queremos ter: 'corremos o risco de ter uma Justiça criminal de faz de conta para poderosos, que passará a mensagem de que o crime, sim, compensa'".

Para os petistas, as declarações "infringem dispositivos do Código de Ética e de Conduta do Ministério Público da União".

Segundo nota do PT, Damous e Pimenta entendem que a conduta de Dallagnol fere princípios como a legalidade, impessoalidade, imparcialidade e, ainda, o artigo 4º do Código de Ética e de Conduta do Ministério Público da União que proíbe que "convicções de ordem político-partidária, religiosa ou ideológica afetem sua isenção".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter