X

ELEIÇÕES 2022

Pesquisa BTG: Bolsonaro avança 3 pontos e tem 34%, ante 41% de Lula

O petista perdeu 3% dos eleitores em duas semanas, segundo o levantamento

Joe Silva

Publicado em 08/08/2022 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Lula e Bolsonaro / Ricardo Stuckert/DW e Marcelo Camargo/AB

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (8), feita pela FSB Comunicação por solicitação do banco BTG, mostra que Bolsonaro (PL) ganhou 3 pontos percentuais nas intenções de voto frente à Lula (PT), nas eleições deste ano para presidente. O atual mandatário soma apoio de 34% dos eleitores e seu principal adversário perdeu 3 pontos, marcando 41% dos votos válidos, no levantamento.

A pesquisa realizou 2.000 entrevistas de 5 a 7 de agosto de 2022. Está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-08028/2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. O estudo completo pode ser consultado neste link.

Os demais candidatos aparecem na sequência: 

  • Ciro Gomes (PDT), com 7%; 
  • Simone Tebet (MDB), com 3%; 
  • André Janones (Avante), com 2% – político deixou a disputa para apoiar o PT; 
  • José Maria Eymael (DC), com 1%; e 
  • Pablo Marçal (Pros), também com 1%. 

 

Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.

 

2º TURNO 

A pesquisa aponta uma tendência para a realização de um segundo turno. Neste cenário simulado, Lula venceria Bolsonaro com 51% dos votos, sendo que o candidato do PL ficaria com 39%. Isso porque, segundo o estudo, o petista receberia 55% dos votos de Tebet no 1º turno, 44% de Ciro e 45% de outros candidatos. 

No cenário entre Lula e Ciro, o ex-presidente venceria por 47% a 32%. Já contra a senadora Simone Tebet, Lula levaria o cargo por 50% contra 29%.

Em uma disputa entre Bolsonaro e Ciro, o candidato do PDT venceria por 48% a 41%. No embate entre Bolsonaro e Tebet, o presidente venceria com 44% contra 40%.

 

REJEIÇÃO

A pesquisa também apurou a rejeição entre os concorrentes ao Planalto. Nas urnas, 53% dos respondentes não votariam em Bolsonaro “de jeito nenhum”. Em seguida aparecem Ciro (49%) e Lula (45%). Janones aparece com 29%, Tebet e D’Ávila com 27% e Marçal, 23%. 

No cenário oposto, o “único em quem votaria”, mostra que 32% dos participantes escolheria Lula, e 27% Bolsonaro. Outros 5% afirmaram que só votariam em Ciro. Tebet e Janones têm a preferência de 2% cada, e 1% votaria apenas em Marçal.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

Santos

Atenção Cineastas! 'Fábrica do Audiovisual' abre inscrições em Santos

Para participar, os alunos precisam ter mais de 18 anos e morar em Santos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter