Pesquisa aponta níveis de satisfação da população com deputados da Baixada Santista

Integrantes das esferas estadual e federal receberam notas dos entrevistados durante a última semana de fevereiro

Comentar
Compartilhar
03 MAR 2021Por Da Reportagem10h40
Atualmente, cinco parlamentares da Baixada Santista atuam diariamente na AlespAtualmente, cinco parlamentares da Baixada Santista atuam diariamente na AlespFoto: José Antonio Teixeira / Alesp

Em levantamento realizado durante o mês de fevereiro, o Instituto Badra foi às ruas para questionar a população da Baixada Santista sobre como ela avalia o desempenho dos deputados estaduais e federais com base eleitoral dentre as nove cidades da Região. Os entrevistadores fizeram perguntas sobre reconhecimento dos parlamentares, melhor desempenho dentro de suas Câmaras, representação, avaliação com nota de zero a dez e intenção de votos caso a eleição fosse em 2021.

Dos sete parlamentares divididos entre as esferas estadual e federal, Rosana Valle foi a mais reconhecida: 60% apontaram saber quem a política era pela foto. O deputado estadual Caio França ficou com a prata, com 35% de reconhecimento, e o pódio foi fechado pelo ex-vereador de Santos e hoje deputado da Alesp, Professor Kenny, com 26%.

Já ao perguntar aos entrevistados qual deputado federal melhor representava a população na Capital do Brasil, as pessoas demonstraram ampla preferência por Rosana Valle, que conquistou 60% de aprovação na pesquisa, enquanto Júnior Bozzella teve 4%. Em São Paulo, Caio França se sagrou mais popular quando a pergunta era sobre qual deputado estadual tinha mais destaque na Capital do Estado: ele teve 25% dos entrevistados a seu favor, pouco à frente do Professor Kenny, que teve 18% e de Paulo Corrêa Jr, Tenente Coimbra e Wellington Moura.

Quando os entrevistados precisaram classificar os deputados da Baixada Santista por nota de zero a dez, apenas Rosana Valle ficou 'na média', ele recebeu nota 5 dos mais de 2 mil entrevistados. Caio França ficou com nota 4 e o Professor Kenny alcançou 3,5. Bozzella teve 2,6, Corrêa Jr. ficou com 2,5, mesma nota do Tenente Coimbra, enquanto Wellington Moura finalizou o levantamento com 2,3.

Os abordados pelo instituto também responderam sobre quais dos parlamentares receberiam seus votos caso as eleições ocorressem em 2021. Rosana Valle teve 38,6% de apoio para ganhar votos dos entrevistados. Caio França ficou com 11,4%, mesmo número do Professor Kenny, também 11,4%. Tenente Coimbra (1,8%), Paulo Corrêa Jr. (1,7%), Bozzella (1,2%) e Wellington Moura (1,2%) fecharam o ranking.

Além destes dados, 69,6% dos entrevistados responderam que preferem eleger deputados, seja na esfera estadual, ou na esfera federal, que sejam da Região onde moram. Em contrapartida, 27,4% afirmaram que isso era indiferente e 3% não souberam responder.

O levantamento estatístico foi realizado entre os dias 22 e 26 de fevereiro nas nove cidades da Região e ouviu 2.600 moradores. A pesquisa contou com um total de 16 perguntas e tem margem de erro de 2,5%. O intervalo de confiança é de 95%. Todas as estatísticas podem ser conferidas na página do Facebook da 'Badra Comunicação'.