X

Política

Para Maia, prisão de Lula não pode ser festejada, mas ele teve direito de defesa

O pré-candidato à Presidência da República se manifestou sobre a decisão do juiz Sergio Moro

Folhapress

Publicado em 05/04/2018 às 21:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disputará as eleições em outubro / Divulgação/Fotos Públicas

O presidente da Câmara dos Deputados e pré-candidato à Presidência da República, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quinta-feira (5) que aqueles que têm "responsabilidade pública, em qualquer nação, não podem celebrar a ordem de prisão de um ex-presidente da República". 

O pré-candidato se manifestou sobre a decisão do juiz Sergio Moro, que determinou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se apresente à Polícia Federal até as 17h desta sexta-feira (6). A decisão ocorre um dia após o STF (Supremo Tribunal Federal) negar o pedido de habeas corpus da defesa do petista.  

Em nota, Maia afirmou, porém, que o mandado de prisão "decorreu de um processo submetido à mais alta Corte do Poder Judiciário, em que foi respeitado o amplo direito de defesa". 

"O Brasil é uma democracia madura onde as instituições funcionam plenamente", diz o texto, que pede que as manifestações "em relação ao mandado de prisão precisa respeitar a ordem institucional". 

Outros presidenciáveis também se posicionaram a respeito da decisão. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou ser "lamentável" a decretação da prisão de um ex-presidente, mas disse que a determinação de Moro simboliza "uma importante mudança que vem ocorrendo no Brasil: o fim da impunidade. A lei vale para todos", escreveu. 

O pré-candidato do PSOL, Guilherme Boulos, afirmou que "haverá resistência" à prisão e convocou movimentos sociais para mobilização no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). 

Pré-candidata do PC do B, Manuela D'Ávila também chamou, nas redes sociais, a militância para a manifestação contrária à prisão. "Seguimos juntos, Lula! O Brasil vale a luta!", escreveu. 

Já o pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL-RJ) ainda não se posicionou. De acordo com a sua assessoria, o deputado está em viagem, mas deve fazer declaração sobre a prisão. Na quarta (4), ele participou de ato contra o habeas corpus na frente do Congresso Nacional, em Brasília. 

Procurado, o Palácio do Planalto não quis se manifestar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter