X

Política

Para Juiz, principal prejudicado da Lava Jato é 'o cidadão brasileiro'

Sérgio Moro diz ter 'certeza de que a Petrobras irá reerguer-se e que conseguirá desenvolver seus negócios com mais eficiência e economia'

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 27/03/2015 às 15:36

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No despacho em que decretou a prisão preventiva do lobista Guilherme Esteves, apontado como operador de propina na Petrobras e na empresa SeteBrasil, o juiz federal Sérgio Moro, que conduz todas as ações penais da Operação Lava Jato, afirmou que o principal prejudicado com a corrupção na estatal petrolífera é 'o cidadão brasileiro'. Ele também disse que culpar a Polícia Federal, a Procuradoria da República e a Justiça Federal pela situação da Petrobras é 'uma estranha inversão de valores'.

Parlamentares citados na Lava Jato têm afirmado que a abertura de investigações por parte do Supremo Tribunal Federal, a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, é de cunho político. No início do mês, o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acusou Janot de adotar um critério político para pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de uma investigação contra ele. Também investigado na Operação Lava Jato, o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) protocolou na quinta-feira, 26, dois pedidos para que o Ministério Público envie informações sobre passagens e diárias dos integrantes do órgão ao Senado.

"O prejudicado principal, em dimensão de inviável cálculo, o cidadão brasileiro, já que prejudicados parcialmente os investimentos da empresa, com reflexos no crescimento econômico" alerta Moro. "Há, é certo, quem prefira culpar a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e até mesmo este Juízo pela situação atual da Petrobras, em uma estranha inversão de valores. Entretanto, o policial que descobre o cadáver não se torna culpado pelo homicídio e a responsabilidade pelos imensos danos sofridos pela Petrobras e pela economia brasileira só pode recair sobre os criminosos, os corruptos e corruptores, incluindo os intermediários."

Moro diz ter 'certeza de que a Petrobras irá reerguer-se e que conseguirá desenvolver seus negócios com mais eficiência e economia', uma vez que será 'reprimido o custo decorrente do crime'.

As maiores empreiteiras do País são acusadas de terem formado cartel para fraudar licitações da Petrobras. O acordo seria feito mediante ajuste e pagamentos de propinas a dirigentes da estatal petrolífera calculados em porcentual sobre o contrato.

Para Sérgio Moro, o principal prejudicado da Lava Jato é 'o cidadão brasileiro' (Foto: Divulgação/CNJ)

"Ficando apenas nos danos provocados à Petrobras em decorrência dos malfeitos, teve ela severamente comprometida sua capacidade de investimento, sua credibilidade e até mesmo o seu valor acionário, como vem sendo divulgado diuturnamente na imprensa", afirma Moro. "O mesmo tem ocorrido com a SeteBrasil, ameaçada de bancarrota, o que coloca em risco à exploração do pré-sal e as expectativas de desenvolvimento da indústria naval brasileira."

A SeteBrasil ganhou a licitação e negociou 21 contratos de construção de sondas com vários estaleiros, sendo seis sondas negociadas com o Estaleiro Jurong. O estaleiro é uma subsidiária do Grupo SembCorp Marine, companhia de capital aberto de Cingapura e grande fornecedora internacional de plataformas e sondas para exploração de petróleo.

Segundo a Justiça, cada estaleiro tinha o seu operador responsável pelo pagamento de propinas. Guilherme Esteves de Jesus seria o operador do Jurong.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

Santos

Dublador de Greg, de Todo Mundo Odeia o Chris, estará no Anime Santos Geek Fest

O evento é o maior no estilo 'indoor' (em ambiente interno) da Baixada Santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter