X

Política

Obama volta a defender fim da coleta de dados telefônicos pela NSA

Segundo o presidente dos EUA, a nova legislação é necessária para permitir que o governo obtenha as informações com a velocidade e na forma necessária

Publicado em 27/03/2014 às 14:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reforçou hoje (17) sua proposta para que dados telefônicos deixem de ser recolhidos pela Agência de Segurança Nacional (NSA), alvo das denúncias de Edward Snowden, em junho de 2013, envolvendo, inclusive, grampos aos celulares da presidenta Dilma Rousseff e da chanceler alemã Angela Merkel.

Em comunicado oficial, Obama disse que os dados devem permanecer em posse das operadoras de telefonia, mas, um dia antes do prazo final para o pedido de prorrogação, pediu que a Justiça prorrogue o programa atual de armazenamento de dados por mais 90 dias, até que uma nova legislação seja aprovada no Congresso.

Segundo Obama, a nova legislação é necessária para permitir que o governo obtenha as informações com a velocidade e na forma necessárias. “Depois de ter estudado cuidadosamente as opções disponíveis, decidi que a melhor maneira é o Estado não recolher mais, nem arquivar, dados em massa”, disse.

Pela regulamentação proposta, as autoridades terão de obter uma autorização da Justiça para pedir às operadoras dados de uma chamada telefônica específica, como duração, horário e o número para o qual ligou, mas não os registros da conversa, a não ser em casos excepcionais de ameaça à segurança nacional.

Obama reforçou sua proposta para que dados telefônicos deixem de ser recolhidos pela Agência de Segurança Nacional (Foto: Martinez Monsivais/Associted Press)

“Esta abordagem vai nos permitir obter dados úteis para as nossas necessidades de informação, reforçando simultaneamente a confiança das pessoas na forma como as informações são recolhidas e arquivadas”, explicou Obama, que hoje está na Itália e se encontra com o papa Francisco, no Vaticano.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter