X

Política

No Senado, Lindbergh e Ferraço defendem asilo a Snowden

O ex-técnico da CIA estaria disposto a colaborar com as autoridades brasileiras em troca da possibilidade de permanecer no Brasil

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 17/12/2013 às 16:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os presidentes das comissões de Assuntos Econômicos (CAE), Lindbergh Farias (PT-RJ), e de Relações Exteriores (CRE) do Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), defenderam nesta terça-feira, 17, a concessão de asilo político ao ex-técnico da CIA Edward Snowden em troca das informações que ele possa repassar ao País sobre as ações de espionagem do governo norte-americano.

Reportagem da Folha de S.Paulo publicada nesta terça-feira informou que, em carta, Snowden estaria disposto a colaborar com as autoridades brasileiras em troca da possibilidade de permanecer no Brasil - atualmente ele está na Rússia com um visto precário.

"Eu acho que a concessão do asilo tem tudo a ver com o Brasil. Seria um gesto grandioso da presidenta Dilma (Rousseff)", afirmou Lindbergh Farias, para quem está havendo uma mudança na opinião pública em relação ao ex-funcionário da CIA até mesmo nos EUA. "É preciso a diplomacia brasileira ter uma posição de coragem", completou.

Para o petista, a eventual concessão de asilo não afetaria "em nada" a relação comercial entre os dois países. Ricardo Ferraço, por sua vez, disse que um eventual prejuízo para o comércio bilateral é "uma situação acessória" diante do que Snowden passa.

Lindbergh Farias e Ricardo Ferraço defendem asilo a Edward Snowden, no Senado (Foto: Divulgação)

"Nós precisamos exercer a nossa soberania. A concessão de asilo é uma tradição cultural do nosso País", afirmou o presidente da CRE, que também é relator da CPI da Espionagem do Senado. "As relações comerciais são secundárias, independentes e não podem estar vinculadas a qualquer premissa, a premissa do Brasil é a concessão de asilo", ponderou.

Ferraço disse não ter considerado como uma barganha a carta de Snowden. Para o peemedebista, o ex-técnico da CIA está apenas deixando claro que, se obtiver o asilo, poderá contribuir com uma posição que o próprio governo brasileiro tem adotado mundialmente, contrária à espionagem de comunicações de Estados e cidadãos. Segundo ele, a eventual concessão de asilo poderia contribuir, e muito, aos trabalhos da CPI, prevista para encerrar em março de 2014.

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AL), disse que, até o momento, não tinha uma posição do Palácio do Planalto ou do Ministério das Relações Exteriores (MRE) em relação ao pedido. Braga disse que Snowden já prestou um "grande serviço" para a comunidade internacional, ao vazar documentos que apontariam para práticas de espionagem. Segundo ele, o ex-técnico da CIA terá de mostrar ao governo brasileiro o que tem a acrescentar para que se possa avaliar. O que já foi revelado, frisou o líder governista, fez o País estabelecer uma série de medidas, entre elas a mudança no uso de programa de envio de mensagens eletrônicas por integrantes do governo.

Questionado se considera o pedido uma barganha, Eduardo Braga respondeu: "É muito estranho, a gente não sabe o que ele tem a dizer. A gente tem o que ele já disse." Segundo ele, se Snowden não trouxer novas informações ao Brasil, poderia parecer um "jogo de intenções não reveladas".

"É claro (que precisamos ter cautela), nós não estamos aqui diante de uma situação que possamos ser irresponsáveis. Não sabemos se as informações que este cidadão tenha a dar são efetivamente importantes para o Brasil, necessárias para o Brasil. É preciso muita cautela e cuidado", afirmou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter