X

Política

Ministério Público dá sinal verde à impugnação de Wagner Moura

A decisão depende agora do juiz eleitoral, que pode tirá-lo da disputa em Cubatão

Carlos Ratton

Publicado em 16/10/2020 às 07:15

Atualizado em 16/10/2020 às 11:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Justificativa de Moura para o gasto com combustível não tem relação com função parlamentar / Reprodução/Facebook

A promotora eleitoral Juliana Beschorner Coelho deu parecer favorável a impugnação do registro de candidatura do candidato Wagner Moura dos Santos (Republicanos), pedida pela coligação "Juntos Somos Mais Fortes", que tem como candidato o prefeito Ademário da Silva Oliveira (PSDB). A decisão depende agora somente do juiz eleitoral, que pode tirá-lo da disputa em Cubatão.

A coligação alega inelegibilidade em razão da decisão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) ter julgado irregulares contas dele quando presidente do Legislativo, em 2013. Tudo por conta de gastos com combustível sem a devida justificativa e gastos e adiantamentos com viagem dos 11 vereadores para Brasília (DF), na conhecida Marcha dos Vereadores.

A promotora explica que justificativa de Moura para o gasto com combustível - necessidade de os vereadores atenderem à população atingida pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas- não tem relação com a função parlamentar. Além disso, o TCE-SP já havia expedido recomendação sobre a adoção de controle adequado quanto ao uso dos veículos.

"Tal irregularidade, por si só, na visão do Ministério Público, caracteriza ato de improbidade administrativa, praticado na modalidade dolosa, pois houve malbaratamento do dinheiro público, quando o requerido (Moura) permitiu que os veículos fossem usados em atividades diversas da função legislativa, sem qualquer controle do gasto do combustível utilizado. A má-fé decorre da reincidência, pois o Tribunal de Contas havia expedido recomendação no ano anterior sobre a irregularidade", revela a Juliana Coelho.

Marcha

Sobre a Marcha dos Vereadores à Brasília, a promotora explica que todos os 11 vereadores da Câmara participaram do evento. Ainda, acompanhou a comitiva de vereadores um servidor público. "Ocorre que, conforme Regimento Interno da Câmara, a representação em atos externos, quando não apenas por seu presidente, deve ser feita por comissões de representação, que poderia compartilhar as informações passadas na oportunidade com a totalidade dos vereadores. No entanto, todos viajaram. Procurado, Moura não se pronunciou sobre parecer do Ministério Público.

Sobre a questão, o candidato Wagner Moura afirma estar tranquilo e que o parecer do MP faz parte do processo que segue seu curso. “Não há o que temer, pois será provado de forma definitiva que não existem elementos suficientes para a caracterização necessária de minha impugnação. Essa é apenas uma tentativa desesperada do adversário para evitar um confronto nas urnas. Cabe a juíza eleitoral decidir esta questão, através de sentença. Sentença esta que pode ser recorrida por qualquer uma das partes"

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter