X

Política

Ministério passa a dar registro a médicos estrangeiros

No primeiro momento, deverão receber o documento 680 integrantes do Mais Médicos - entre eles, 11 profissionais que haviam ficado de recuperação no primeiro curso

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 22/10/2013 às 20:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Ministério da Saúde passa a dar ainda esta semana o registro para profissionais estrangeiros atuarem no Programa Mais Médicos. A atribuição está prevista na lei que regula o programa, sancionada nesta terça-feira, 22, pela presidente Dilma Rousseff. A carteira de registro terá itens de segurança para dificultar a falsificação, como a marca-d'água da Casa da Moeda, visível apenas sob a luz e letras em alto relevo com os dizeres "Ministério da Saúde".

No primeiro momento, deverão receber o documento - que autoriza estrangeiros a trabalhar nas áreas definidas pelo governo por um período de três anos -, 680 integrantes do Mais Médicos - entre eles, 11 profissionais que haviam ficado de recuperação no primeiro curso de acolhimento e que agora foram aprovados.

Também deverão receber o registro nesta fase os 2.180 formados no exterior que participam da segunda etapa do programa. Até agora, dos 1.232 médicos que estão em atividade, 748 são brasileiros. No acordo de cooperação firmado entre Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o governo brasileiro, até o fim do ano o número de médicos cubanos recrutados para trabalhar no País deve chegar a 4 mil.

O Ministério da Saúde passa a dar o registro para profissionais estrangeiros atuarem no Programa Mais Médicos (Foto: Divulgação)

A expectativa do governo é a de que até abril 12 mil médicos estejam atuando no programa. O representante da Opas no Brasil, Joaquim Molina, afirmou que ainda este ano o contrato com a administração federal do Brasil deverá ser renovado, pois tem duração até o início de 2014. As negociações, além da ampliação do prazo, deverão abordar também o recrutamento de mais profissionais. O número e a data para a vinda de uma nova leva de médicos cubanos, no entanto, ainda não está definida.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter