X

Política

Meirelles buscará Maia para destravar pauta econômica após denúncia

A equipe econômica quer abrir um canal direto de interlocução com o presidente da Câmara para contornar a relação desgastada

Folhapress

Publicado em 24/10/2017 às 16:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Meirelles deve procurar Maia nos próximos dias / Agência Brasil

O ministro Henrique Meirelles (Fazenda) vai buscar uma nova aproximação com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para tentar destravar a pauta econômica após a votação da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer.

Em um primeiro movimento, Meirelles deve procurar Maia nos próximos dias para discutir a proposta do governo de reduzir o pacote de mudanças previstas na reforma da Previdência. O ministro quer saber se essa ideia é viável e se há condições de aprovar o texto no Congresso até o fim do ano.

A equipe econômica quer abrir um canal direto de interlocução com Maia para contornar a relação desgastada entre o presidente da Câmara e o Palácio do Planalto.

Segundo auxiliares do ministro da Fazenda, os seguidos desentendimentos entre Temer e Maia criaram um ambiente de instabilidade que pode colocar em risco a aprovação de medidas consideradas prioritárias -como a Previdência e propostas de ajuste orçamentário com impacto nas contas de 2018.

O objetivo de Meirelles é participar ativamente da articulação e da discussão dos projetos que precisam de aval do Congresso, sem depender necessariamente da intermediação de ministros do Palácio do Planalto.

Integrantes da equipe econômica acreditam que o envolvimento de Meirelles nessas conversas -e especificamente com Maia- será uma maneira de manter o ajuste fiscal vivo mesmo que o governo saia enfraquecido da votação da denúncia contra Temer na quarta-feira (25).

Auxiliares do ministro afirmam que, caso Temer tenha 250 votos ou menos a seu favor no plenário, o capital político do Planalto para fazer avançar medidas de austeridade ficará extremamente comprometido.
Nesse caso, a Câmara terá potencial para assumir de vez o protagonismo da pauta do país e principalmente dos projetos com impacto nas contas públicas.

Novo modelo

Na avaliação da Fazenda, o Congresso já demonstrou sua força em votações recentes de medidas econômicas de interesse do governo, e a equipe política teve pouco poder de reação.

A medida provisória do Refis, por exemplo, só foi aprovada depois de uma intensa negociação com líderes da base aliada, que reformularam o texto e abriram novos benefícios para o pagamento de dívidas com o fisco -contra as recomendações da Fazenda.

Além disso, Maia assumiu o protagonismo nas negociações pela aprovação do projeto que cria regras para acordos de leniência entre instituições financeiras e o Banco Central.

Na ocasião, ele acusou o Planalto de deixar que a medida provisória que tratava do assunto perdesse a validade, e articulou a aprovação de um projeto de lei sobre o assunto, redigido dentro da Câmara.

A ideia da Fazenda, agora, é fazer sondagens diretas e frequentes a Maia para evitar tropeços semelhantes na tramitação de outras medidas econômicas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter