Maura Ligia assumirá Secretaria de Governo de Praia Grande

Vice-prefeita eleita acumulará duas funções na administração de Praia Grande em 2013.

Comentar
Compartilhar
01 DEZ 201212h16

O prefeito eleito de Praia Grande Alberto Mourão anunciou oficialmente a criação de uma nova pasta na tarde desta sexta-feira (30). Trata-se da Secretaria de Governo do Município, que será chefiada pela vice-prefeita eleita, Maura Ligia Costa Russo. Segundo ele, a criação desta secretaria surgiu da ideia de que todas as pastas devem estar ligadas, trocando informações úteis para o desenvolvimento dos trabalhos administrativos.

De acordo com Maura, esta união é importante para se conhecer amplamente todas as atividades. “É uma forma de termos conhecimento de todas as decisões e ações de cada secretaria, complementando o trabalho do prefeito”.

A função principal da Secretaria de Governo do Município é elaborar o planejamento estratégico baseado no plano de governo de Mourão. “Poderemos estabelecer as prioridades a partir das propostas, verificarmos o essencial e dividir as ações ao longo dos quatro anos de governo”, diz Maura, que acrescenta ainda que cada secretário fará levantamentos das metas e demandas e terá prazos para cumprir os objetivos. “A secretaria vai acompanhar todo o trabalho e cobrar o cumprimento dos prazos e metas”.

Maura Lígia assumirá a pasta que, segundo ela,  liga todas as outras: Secretaria de Governo (Foto: Divulgação)

O prefeito declarou que escolheu Maura Lígia para assumir a Secretaria de Governo porque ela se aprofundou não só em sua área de origem, a educação, mas também em gestão pública, tendo uma visão macro de governo.

A Câmara Municipal aprovou projeto de lei complementar que define as 22 secretarias municipais para a próxima gestão. As mudanças inseridas no projeto de lei complementar englobam ainda as criações das secretarias de Assuntos de Segurança Pública, Comunicação e Meio Ambiente e Habitação. A atual Secretaria de Relações de Emprego e Trabalho passará a ser Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho. A Secretaria de Cultura terá uma subsecretaria para cuidar de assuntos exclusivos a turismo. Já a Secretaria Geral do Gabinete dará lugar à Controladoria Geral do Município.

Maura Ligia Costa Russo ingressou na Prefeitura de Praia Grande em 1980, como professora de Educação Infantil. Formada em Pedagogia e especializada na área de Deficiência Mental, foi convidada, três anos depois, a assumir a Assessoria Técnica da Secretaria de Educação, onde também assumiu a Chefia de Divisão Pedagógica da Secretaria e, por fim, Secretária.

Além de Maura Ligia, o prefeito eleito já havia anunciado anteriormente outro membro do alto escalão de sua equipe, o ex-vereador e ex-deputado estadual Cássio Navarro, que assumirá a Chefia de Gabinete a partir de 1º de janeiro. Cássio foi o coordenador da campanha eleitoral de Mourão e, no momento, assim como Maura, compõe a Comissão de Transição Administrativa.