X

Política

Marina diz que quer manter avanços na política social

A candidata ressaltou sua proposta de destinar 10% da receita da União para a saúde, medida necessária, segundo ela, para melhorar a qualidade da assistência médica no País

Publicado em 03/09/2014 às 16:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A presidenciável do PSB, Marina Silva, disse nesta quarta-feira, 03, em palestra na Faculdade de Medicina da USP, que o Brasil teve avanços importantes na economia e de inclusão social, que ela pretende manter. Marina defendeu que o Brasil saiu das políticas sociais de primeira geração, com base em conceito de caridade, e chegou às políticas sociais de segunda geração, com transferência de renda e que isso precisa ser mantido. "Mas também temos dito que chegaremos às políticas sociais de terceira geração, com inclusão produtiva", disse Marina ao público de médicos e funcionários da área da saúde. "Queremos uma sociedade criativa, produtiva e livre", completou.

Marina ressaltou sua proposta, elaborada com Eduardo Campos quando vivo, de destinar 10% da receita da União para a saúde, medida necessária, segundo ela, para melhorar a qualidade da assistência médica no País. Defendeu ser possível arrecadar esses recursos. "Com certeza teremos os recursos para fazer todos esses esforços", disse, ao argumentar que a postura depende de escolha política.

Marina Silva disse que o Brasil teve avanços importantes na economia e de inclusão social (Foto: Reprodução/Facebook)

A candidata citou seu histórico pessoal para justificar como é importante a área da saúde. Relatou que viu doenças como sarampo e malária matarem em um mesmo ano sua mãe, seu tio, a avó e duas irmãs, além de pessoas da sua comunidade no Acre. Relatou que ela passou por cinco casos de malária e três de hepatite. "Não havia um médico, ninguém para acolher", comentou. Quando veio para São Paulo foi atendida e virou estudo de caso como um "fígado da Amazônia", brincou. "Tenho carinho e respeito muito grande com profissionais da saúde."

Marina fez para o público seu tradicional discurso de renovação da política. Lembrou a fala de Campos de que quando a sociedade se afasta da política, a política perde, e quando as pessoas se aproximam, a política melhora. Citou exemplos dessa aproximação positiva quando da redemocratização, do ciclo de estabilização econômica e da distribuição de renda. Marina defendeu para o público presente que a política pode ser "revigorada".

A candidata do PSB também falou de sua bandeira pelo fim da polarização tradicional entre PT e PSDB e sobre a importância do desenvolvimento sustentável como política de Estado.

Marina recebeu propostas colocadas em um documento pela Associação Médica Brasileira e disse que lerá com atenção para incorporar ideias ao seu programa de governo, que é "vivo" e portanto aberto a sugestões.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter